Renan Filho quer discutir indicações de assessores

Peemedebista quer planejamento de cada secretário visando cortes nos gastos

02/01/2015 12:28

A- A+

Redação

compartilhar:

Após uma manhã de sexta-feira, (2), de várias reuniões, com foco para as áreas da Segurança Pública, Educação e Saúde, o governador Renan Filho, (PMDB), terminou por não comparecer, no inicio da tarde, da posse de Fábio Farias na função de secretário do Gabinete Civil, substituindo Álvaro Machado. A posse aconteceu no Salão Aquatune do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió e Renan foi representado pelo vice-governador Luciano Barbosa.

Renan e Luciano decidiram antecipar para esta semana a posse de Fábio por considerar o Gabinete Civil um dos principais hastes de seu governo. O novo secretário é remanescente da equipe do ex-governador Teotonio Vilela Filho, (PSDB), quando foi secretário da Educação. 

Na próxima semana, já com o apoio de Fábio, todos os secretários nomeados serão recebidos pelo governador. Em cada reunião serão analisados os nomes dos secretários adjuntos, assessores e ocupantes de cargos de diretoria e coordenação dos órgãos e setores de cada pasta e ainda discutidos um plano de trabalho para os próximos seis meses, contendo principalmente medidas de redução de gastos com pagamento de comissionados, diárias e combustíveis.

Longe do palácio, na sede da Secretaria de Defesa Social, (Seds), o novo secretário, Alfredo Gaspar de Mendonça, se reuniu com delegados e diretores da Polícia Civil, (PC). Ele foi inteirado sobre as ações de combate a criminalidade – em todas as modalidades – e as carências da polícia alagoana.

Gaspar também confirmou o nome do delegado Paulo Cerqueira, que ocupava a direção da Divisão Especial de Investigação e Criminal, (Deic), para a  função de diretor-geral da PC, cargo que já ocupou. Ele irá substituir o delegado Carlos Alberto Reis.

O novo diretor já confirmou que a delegada Luci Mônica, atualmente respondendo pelo 8° Distrito Policial, (8° DP), será a diretora adjunta. Foram mantidos nos cargos os diretores da Perícia Oficial, Manoel Melo, e do Instituto de Criminalística, (IC), José Cavalcante.

Para o comando do Corpo de Bombeiros, (CB), foi indicado o coronel Adriano Amaral da silva e para a Polícia Militar, (PM), o coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior. O oficial possui 25 anos de serviço à corporação, tendo concluído sua formação na Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia (CSP) na Polícia Militar do Estado do Ceará.

Entre os principais cargos desempenhados dentro da PM está o de chefe do setor de Inteligência (2ª seção), Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), comandante do Batalhão Ambiental (BPA), comandante do 6º BPM (Maragogi), subcomandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Atualmente estava à frente do Comando de Policiamento da Capital (CPC). No último mês de outubro o coronel Lima Júnior foi escolhido por 14 dos 16 coroneis para a função de subcomandante. Mas o oficial não assumiu. Por determinação do ex-governador Teotonio Vilela Filho, (PSDB), a indicação foi, na época, considera um afronto ao governo.

Lima Junior terá como subcomandante o também coronel Louvercy Monteiro, que em outro passado assumiu o CPC.  Todos foram nomeados e após tomarem posse nesta sexta tiveram uma reunião de portas fechadas com Renan Filho na presnetaça do secretário Alfredo Gaspar.  

Confira as secretarias e gestores:

Casa Civil – Fábio Farias

Médico formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é também empresário atuante em vários segmentos econômicos e agropecuarista. No setor representativo privado exerceu os postos de conselheiro da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas e membro do Conselho Consultivo da Portobello Shop. No serviço público, desempenhou as funções de presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), superintendente da Fundação de Saúde de Alagoas (Fusal), chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, administrador do Porto de Maceió, presidente do Conselho da Autoridade Portuária e secretário de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. É suplente de senador por Alagoas (mandato 2010-2018).

Educação – Luciano Barbosa

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca (1993-1996), secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca (1997-2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração (1995-97) em Alagoas, secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça, em 1999. Foi também ministro da Integração Nacional (2002-2003). Prefeito do município de Arapiraca, eleito em 2004 e reeleito em 2008. Exerceu também a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Defesa Social – Alfredo Gaspar de Mendonça

Advogado, pós-graduado em Direito Público, ingressou em 1996 na carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas. Atuou como promotor de Justiça titular nas Comarcas de Maravilha, Palmeira dos Índios e Maceió, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas Criminais do interior e da capital, e nas assessorias técnicas do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral. Compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e está no exercício do segundo mandato como membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado de Alagoas. Atualmente, coordena o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE. Por mais de uma década, exerceu a docência do ensino superior, sendo professor titular de Direito Penal no Centro Universitário Cesmac e na Escola Superior do Ministério Público alagoano, lecionando ainda na Faculdade Seune.

Saúde – Rozangela Wyszomirska

Graduada em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1980), atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), é especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Auditoria em Saúde, Educação Médica, tendo participado do programa de desenvolvimento docente para educadores médicos (Faimer-Brasil). É professora adjunta da Ufal e da Uncisal. Pesquisadora nas linhas de esquistossomose mansoni e educação em saúde, com trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Reitora da Uncisal desde 2009.

Planejamento e Gestão – Christian Teixeira

Advogado, pós-graduado em Direito Eleitoral pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac); bacharel em Direito pelo Cesmac; especialista nas áreas de Direito Administrativo, Eleitoral, Cível e Trabalhista; secretário-geral da Comissão de Ética na Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Alagoas (OAB/AL). Foi assessor especial do Gabinete do prefeito de Maceió; ex-procurador-chefe de Licitações, Contratos e Convênios da Prefeitura Municipal de Maceió; advogado, ex-consultor jurídico do Fundo de Previdência do Município de Mar Vermelho/AL (Funprev); ex-assessor jurídico da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ) e ex-assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL).

Infraestrutura – Aparecida Machado

Graduada em Administração pelo Cesmac, pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, desde 1989, exerceu as seguintes funções: técnica de Fomento, supervisora de Habitação, gerente de Relacionamento Empresarial, gerente geral de Agências (Menestrel das Alagoas e Barão de Jaraguá), gerente regional de Construção Civil – segmento negocial; Superintendência da CEF em Alagoas, gerente de Habitação – segmento técnico (Engenharia); Gerência Executiva de Habitação Alagoas (função mais recente). Possui especialização em Consultoria Empresarial; Finanças Empresariais; Certificação em Habitação e Formação de Tutores.

Desenvolvimento Social – Joaquim Brito

Formado em Psicologia (Cesmac), técnico Industrial, é servidor aposentado da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), atualmente Eletrobras Distribuição Alagoas; ex- presidente do Sindicato dos Eletricitários de Alagoas; ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas; ex-presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas; secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social de Alagoas, em 1999; presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas (de 2003 a 2008); integrou o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Trabalho e Assistência Social e atualmente é membro do Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Amazonas.

Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos – Rosinha da Adefal

Funcionária pública federal, com formação superior em Direito pelo Cesmac; Na diretoria da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) exerceu a 2ª Secretaria, Diretoria de Esporte, 1ª Secretaria, presidente. Foi vereadora por Maceió (2007-2009) e presidiu a Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal, e ali também integrou as Comissões de Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Ética Parlamentar. Deputada federal (2011-2015), foi titular da Procuradoria da Mulher e participou de diversas Comissões, como as de Seguridade Social e Família, de Direitos Humanos e Minorias, de Seguridade Social e Família, de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 

Trabalho, Emprego e Renda – Rafael Brito

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), concluído em 2002; MBA em marketing pelo Instituto Português em Administração e Marketing (Ipam), concluído em 2005; MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluído em 2011. Empresário desde o ano 2000, atua em diversos campos de empreendedorismo.

Cultura – Mellina Freitas

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió (Fadima), Fundação Educacional Jayme de Altavilla, 2007. É escritora e poetisa, com vários trabalhos publicados, como O Vôo das Borboletas, Editora Catavento, 2005; Cacilda, Mulher Coragem, Editora GrafMarques, 2012; membro efetiva da Academia Maceioense de Letras; integrante do Grupo Literário Alagoano; ex-prefeita do Município de Piranhas (2008 a 2012), tendo desenvolvido no âmbito cultural, dentre outras iniciativas, as seguintes ações: implantação do Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros; construção do Conservatório de Música Cacilda Damasceno Freitas; implantação do Grupo Armorial de Piranhas; implantação do coral Cantos do Velho Chico; criação do Grupo de Chorinho Chorões do São Francisco; criação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião; construção do Observatório José Brandão de Sousa; aquisição da canoa (tipo chata) EntreMontes para resgate da história do Baixo São Francisco.

Transporte e Desenvolvimento Urbano – Mosart Amaral

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas, integrante do quadro funcional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 1985. De abril/1986 a março/1987 – superintendente da Superintendência Municipal de Obras e Viação da Prefeitura de Maceió; diretor de Operações da Companhia de Saneamento de Alagoas (1987-1990); diretor de Projetos e Obras da Companhia de Saneamento de Alagoas (1990); gerente de Suprimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (2003-2004); de janeiro/2004 a abril/2006, superintendente da Superintendência Municipal de Obras e Urbanização de Maceió (Somurb), de 2004 a 2006; e secretário de Infraestrutura e Urbanização da Prefeitura de Maceió, (2006/20012).  

Esporte, Lazer e Juventude – Cláudia Petuba

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e bacharela em Direito pela IESA, com especialização em Direito Público. Em 2013 iniciou carreira docente no ensino superior como professora de Direito Constitucional. Como líder estudantil foi coordenadora-geral do Centro Acadêmico de Direito da FAA/IESA, coordenadora-geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Ufal e da direção nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou da Comissão Organizadora de Alagoas da III Conferência do Esporte, sendo indicada pela Comissão Nacional como uma das instrutoras do Plano Decenal do Esporte em Alagoas e da II Conferência de Juventude. 

Meio Ambiente e  Recursos Hídricos – Alexandre Ayres

Bacharel em Direito pelo Cesmac; pós-graduando em Gestão de Cidades pela Universidade Tiradentes (Unit); assessor jurídico da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Alagoas (2004/2007); assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Anadia/AL (2006/2007); coordenador da assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (2007/2009); procurador-geral do município de Jequiá da Praia/AL (2009/2012); superintendente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) (2013/2014); assessor técnico da AMA (2014).

Fazenda – George Santoro

Advogado, possui especialização em Economia Empresarial, Administração Pública e Direito Empresarial e do Trabalho. Foi professor de Direito Constitucional e de Direito Empresarial. É palestrante em cursos de atualização profissional.  Membro da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), até o final de dezembro deste ano exerceu o cargo de subsecretário de Receita da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro; anteriormente também desempenhou as funções de subsecretário de Política Fiscal e superintendente de Relações Federativas e Transparência Fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro. Foi  auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; na Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro (1992/2003) desempenhou as funções de diretor administrativo, coordenador de Programação Orçamentária e assessor de Orçamento.

Secretaria de Agricultura – Alvaro Vasconcelos

Empresário do segmento agropecuário, é graduado em Administração de Empresas, e exerceu os seguintes cargos: presidente da Associação dos Criadores de Alagoas por duas gestões, diretor administrativo da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, presidente do Núcleo dos Criadores da Raça Girolando do Estado se Alagoas, conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ Uberaba desde 1992, membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello desde 2004.

Desenvolvimento e Turismo – Jeanine Pires

É formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem pós-graduação em Economia do Turismo pela Universidade de Brasília; em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, e é mestranda em Turismo pela Universidade Antonio de Nebrija, na Espanha. Exerceu os cargos de presidente e diretora da Embratur; secretária-executiva do Ministério da Cultura; assessora especial do Ministro dos Esportes e presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio de São Paulo. Em Alagoas, além de professora da Ufal, exerceu o cargo de diretora-executiva do Maceió Convention & Visitors Bureau, integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas e foi diretora da Associação Comercial de Maceió.

Secretaria da Promoção da Cultura da Paz – Jardel Aderico

Formado em Comunicação Social pelo Cesmac, estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia do Recife. No serviço público atuou como diretor de Prevenção e Assistência a Dependentes Químicos na Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, foi secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia e da Inovação. Destacou-se como um dos formuladores da política estadual sobre drogas. Foi o secretário fundador da Secretaria de Promoção da Paz em 2009. Atuou na articulação nacional juntos aos gestores dos demais Estados do Brasil para a construção da política de acolhimento a dependentes químicos. Foi presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas e Articulador Parlamentar do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Sobre Drogas. Recentemente recebeu Medalha de Mérito Legislativo, oferecida pelo Congresso Nacional, por sua colaboração de relevância nacional sobre a temática das drogas e cultura de paz. 

Ciência e Tecnologia – Pablo Viana da Silva

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) com doutorado sandwich na University of California, Riverside (2005) e pós-doutorado na Linköping University, Suécia (2014). Concluiu o Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduação pela Universidade Federal de Alagoas (1999). Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, com atividades de ensino, pesquisa e extensão em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Possui experiência acadêmica e profissional em gestão da inovação e no desenvolvimento de novos produtos, baseados em hardware de alto desempenho, lógica reconfigurável, microcontroladores e otimização de sistemas de memória.

Primeira Edição © 2011