ALAGOAS: A ESPERANÇA SE RENOVA

26/12/2014 14:19

A- A+

Redação

compartilhar:

ALAGOAS 2015: A ESPERANÇA SE RENOVA

 

Jorge Vieira – Jornalista

 

Avizinha-se mais um ano! Em todas as sociedades, particularmente para os ocidentais, a passagem é um momento de celebração, de festa e de esperança. Mas, para o Estado de Alagoas, diferentemente do que ocorreu recentemente, o próximo ano tem um sabor de renovação! É como se Esperança tivesse desaparecido e agora renasce com a perspectiva alimentada pela posse do novo governo Renan Filho.

Do ponto de vista da economia, Alagoas é um Estado marcado historicamente pela monocultura da cana de açúcar, mesmo que outras culturas tenha se desenvolvido ao longo dos tempos, a exemplo do algodão e pecuária. Entretanto, o setor sucroalcooleiro predomina. E, com isso, a maior parte da população é penalizada pela falta de possibilidades de empregos, principalmente em períodos em que o setor deixa de produzir o volume planejado.

Mais do que em outros estados da federação e regiões, o Estado cumpre um papel fundamental, principalmente através das políticas públicas. Na sua ausência, as consequências são visíveis, especialmente para as camadas mais carentes que precisam da geração de emprego e renda, da educação, da saúde e de segurança pública. As constantes publicações e estudos estatísticos demonstram o nível de desenvolvimento econômico, de educação no ensino fundamental e médio, do desenvolvimento humano e da crescente e galopante violência em que se encontra Alagoas.

Nesse contexto é que o novo governo simboliza a possibilidade de reverter esse quadro tão conhecido, quantificado e debatido por especialistas e pela sociedade em geral. E o governador eleito tem todas as condições para exercer esse papel. Primeiro, pela própria juventude, experiência e capacidade política que tem para canalizar as forças políticas locais e nacionais em prol do Estado; depois, pelas condições criadas pela conjuntura política e econômica.

Aliados do governador Renan Filho, foram eleitos a maioria de deputados da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal, o senador Fernando Collor e, na presidência da República, o vice do seu partido, Michel Temer e a presidenta Dilma Rousseff. Além do resultado de 2014, conta ainda com o atual presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros.

Com essas perspectivas favoráveis, já se observa algumas sinalizações significativas em seus discursos, a exemplo da preocupação com o investimento nas áreas da educação, saúde e segurança, como também no enxugamento e eficiência da máquina administrativa. Em nível da indicação do secretariado, o nome do jornalista Ênio Lins demonstra o nível profissionalismo, competência e habilidade política no campo da comunicação do estado.

E nesse cenário que os alagoanos se preparam e esperam a chegada de 2015, com posse do novo mandatário de Alagoas: Renan Filho!

Primeira Edição © 2011