Qual impacto ao Brasil da nova relação EUA-Cuba?

21/12/2014 05:03

A- A+

BBC Brasil

compartilhar:

Ao retomar as relações com Cuba e defender uma aproximação com a ilha caribenha, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou postura semelhante à trilhada pelo governo brasileiro nas últimas décadas.

Nos últimos anos, num sinal da vitalidade das relações bilaterais, o Brasil financiou a reforma do maior porto cubano e fechou um acordo com Havana para o envio de milhares de médicos cubanos ao país.

A BBC Brasil entrevistou dois pesquisadores estrangeiros sobre o que a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba significa para o Brasil – e o que ela diz sobre a diplomacia brasileira para a ilha caribenha.

O jornalista britânico Michael Reid, autor de Brazil: The Troubled Rise of a Global Power, diz que o Brasil não desempenhou papel relevante na reaproximação. No entanto, Reid, editor da revista Economist para a América Latina, elogia o engajamento de Brasília com Havana, tido como ele um exemplo positivo em comparação com a política de embargo adotada por Washington.

Para Carl Meacham, diretor do Programa das Américas do Centro para Estudos Estratégicos e de Segurança, um dos mais respeitados centros de pesquisa dos EUA, a retomada das relações com Cuba pode favorecer a relação do governo americano com países latino-americanos governados pela esquerda, inclusive com o Brasil.

Primeira Edição © 2011