Preços do petróleo devem se estabilizar, preveem ministros

21/12/2014 10:06

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

Ministros do petróleo que participam de uma conferência sobre energia em Abu Dabi previram neste domingo que os preços da commodity deverão se estabilizar. Desde junho, as cotações do petróleo já caíram quase pela metade, em meio a preocupações com a oferta excessiva e a demanda fraca.

O representante do Iraque, Adel Abdul-Mehdi, calcula que os preços vão se estabilizar em torno de US$ 60 por barril. "Acho que vão de estabilizar nesse nível porque essa é a média do custo de produção de outras fontes", comentou o ministro.

Suhail Mohamed Faraj Al-Mazrouei, ministro do petróleo dos Emirados Árabes Unidos, acredita que a queda recente terá um impacto enorme nos países árabes exportadores da commodity, mas afirmou que a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), no mês passado, de manter o teto de sua produção em 30 milhões de barris por dia, permitirá que os mercados encontrem o equilíbrio e será positivo para a economia global.

"Um dos principais motivos que causou o recuo nos preços foi a produção irresponsável de alguns países que não pertencem à Opep", disse Al-Mazrouei, acrescentando que a estabilização deverá vir quando a produção de fora do cartel for ajustada em linha com a demanda.

O iraquiano Abdul-Mehdi acha que ainda é cedo para dizer se a Opep tomou a decisão certa na reunião de novembro, mas a situação deverá ficar mais clara no primeiro semestre de 2015.

Para o ministro do petróleo kuwaitiano, Ali Saleh Al-Omair, a manutenção do teto atual pela Opep foi uma "boa ação" porque não é justo que integrantes do grupo reduzam a produção, ao mesmo tempo que os concorrentes ampliam a sua e fazem novos investimentos.

Al-Omair também defendeu algum tipo de cooperação entre todos os países envolvidos no mercado global de energia, incluindo os que não fazem parte da Opep.

Segundo o ministro saudita da área, Ali al-Naimi, a falta de cooperação de não integrantes da Opep, informações desencontradas e a especulação nos mercados são as causas por trás do drástico recuo nos preços do petróleo.

Naimi também refutou alegações de que a política da Arábia Saudita, o maior representante da Opep, tenham como objetivo prejudicar países específicos.

Na visão de Mohammed Saleh Al-Sada, ministro do petróleo do Catar, a trajetória de queda dos preços é apenas uma "correção temporária" e grandes investimentos serão necessários para atender o crescimento da demanda no futuro. Com informações da Dow Jones Newswires.

Primeira Edição © 2011