Coreia do Sul investiga vazamento de dados de usinas

21/12/2014 10:16

A- A+

Reuters

compartilhar:

Promotores de Seul abriram uma investigação sobre um vazamento de dados em usinas de energia nuclear da Coreia do Sul, disse o gabinete dos promotores no domingo, no momento em que crescem as preocupações com a segurança nuclear e com potenciais ataques cibernéticos da Coreia do Norte.

Uma funcionária da promotoria confirmou relatos da imprensa de que havia sido descoberta a localização de um endereço de IP vinculado ao vazamento e que investigadores teriam sido despachados para o local.

Ela disse que não podia dar mais informações sobre o caso, enquanto uma investigação estava em curso, ou comentar se a Coreia do Norte estaria por trás do vazamento.

A preocupação com possíveis ciberataques da Coreia do Norte tem a atenção mundial desde a invasão de computadores da Sony Pictures, que os Estados Unidos culpam Pyongyang.

A Coreia do Norte negou as acusações e pediu uma investigação conjunta sobre o incidente com Washington.

Diagramas de vários reatores nucleares da Coreia do Sul têm sido postados em uma conta no Twitter desde o vazamento de dados, na semana passada, o que incluiu registros pessoais dos funcionários, modelos de equipamentos da planta nuclear, fluxogramas de energia e estimativas de exposição à radiação entre os moradores locais.

Não havia nenhuma evidência, entretanto, que os sistemas de controle nucleares foram hackeados.

Primeira Edição © 2011