Instagram faz caça às bruxas e seguidores somem aos milhões

20/12/2014 12:50

A- A+

Exame.com

compartilhar:

O Instagram eliminou milhões de perfis irregulares da rede social. O resultado é que alguns dos usuários mais populares no serviço de compartilhamento de fotos, incluindo o campeão Justin Bieber, viram o número de seguidores despencar. 

Um dos mais atingidos foi o brasileiro Wellington Campos. Ele é dono de uma popular conta em que a atração são fotos da personagem Woody, da série de filmes “Toy Story”. É a 51ª conta com mais seguidores no Instagram. 

Há alguns dias, Campos tinha 5,5 milhões de seguidores, segundo os registros do site 64px. Agora, tem 2,2 milhões – uma queda de 60%. Entre os cem usuários com mais seguidores, Campos foi o segundo com maior perda percentual. 

O primeiro foi ChiragChirag78, que foi de 3,7 milhões para apenas 8 seguidores. Ou seja, a perda foi de quase 100%, o que o levou a excluir seu perfil do Instagram.

Justin Bieber o usuário com mais seguidores depois do próprio Instagram, perdeu 3,5 milhões ou 5% de seus fãs na rede social. Já o jogador de futebol Neymar, o brasileiro com mais seguidores, teve pequena redução em seu público. Foi de 13,3 para 13,0 milhões de fãs, um decréscimo de apenas 2,2%.

Em números absolutos, quem perdeu mais foi o perfil do Instagram. Nele, o número de seguidores caiu de 64 para 45 milhões, uma redução de 19 milhões. Parte disso pode ser resultado de uma campanha feita por alguns usuários que, revoltados com a perda de seguidores, pediram a todos que parassem de seguir o Instagram.

Eu avisei

A empresa já havia avisado, na semana passada, que faria uma limpeza nas contas de usuários. Ao divulgar que o Instagram havia atingido a marca de 300 milhões de usuários (e ultrapassado o Twitter em popularidade), o CEO Kevin Systrom escreveu:

“À medida que mais pessoas ingressam, é crucial manter o Instagram autêntico. É um lugar onde pessoas reais compartilham momentos reais. Nos comprometemos a fazer o possível para manter o Instagram livre das contas de spam que são uma praga na web.”

“É por isso que estamos completando um trabalho importante que começamos anteriormente neste ano. Estamos desativando contas de spam do Instagram para melhorar sua experiência.”

“Como parte desse esforço, vamos apagar essas contas para sempre. Então, elas não vão mais ser incluídas na contagem de seguidores. Isso significa que alguns de vocês verão uma mudança no número de seguidores.”

O aviso de Systrom não foi suficiente para preparar os usuários para o que aconteceria. A queda no número de seguidores foi muito mais dramática do que se esperava. 

O Instagram não divulgou detalhes dos critérios usados para determinar quais contas seriam excluídas. Assim, não sabemos por que tantos seguidores de usuários como Wellington Campos foram considerados irregulares.

Mas notamos que o expurgo atingiu mais duramente celebridades que, como Campos, construíram sua fama na própria rede social. Aqueles que ficaram conhecidos por seu trabalho em outras áreas, como Neymar, foram menos afetados.

Primeira Edição © 2011