Servidor do TJ e policiais militares roubavam armas do judiciário

Armas, que eram apreendidas pela polícia, eram vendidas para bandidos matarem em Alagoas

19/12/2014 11:14

A- A+

Redação

compartilhar:

Um esquema de compra e venda de armas de fogo, envolvendo policiais militares e um servidor do Tribunal de Justiça, (TJ), de Alagoas, foi desbaratado nesta sexta-feira, (19), por equipes da Polícia Civil, (PC).

Durante a ‘Operação Teorema’, 10 pessoas foram presas nas cidades de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas; Pariconha e Delmiro Gouveia, no Sertão do Estado; Paripueira, no Litoral Norte alagoano e em Maceió. Todas as prisões foram determinadas por juízes da 17ª Vara Criminal, atendendo pedido da PC que investigava a quadrilha há cerca de um ano.

Um dos presos é o servidor do TJ, Gilberto Pitágoras, 37, residente no bairro Murilópolis, na Capital. Ex-chefe da Central de Custódia de Armas e Munições do Tribunal, o servidor roubava e revendia as armas apreendidas – oriundas de crimes – para comerciantes e os policiais militares, presos, Santana, cabo do 5º Batalhão da Polícia Militar, (5º BPM), cabo Miranda, lotado no Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), e o sargento Pereira, da Companhia Independente de Paripueira. Também foi preso Alano Paiva Divino, responsável em recarregar cartuchos. Na residência dele a polícia encontrou duas espingardas de caça, cartuchos e chumbo.  

Policiais que participaram da operação confirmaram que na casa de Pitágoras foram encontrados um aparelho celular com mensagens de um homem que pedia informações sobre algumas asmas vendidas pelo grupo, além de processos de armas que foram roubadas e um livro do TJ com a relação de armas de fogo.  Outro fato destacado pelos policiais é que a quadrilha negociou cerca de 200 armas roubadas do TJ, vendidas por até R$ 2 mil e que eram entregues aos compradores pelo servidor do TJ, que levava as encomendas dirigindo um veículo do próprio Tribunal de Justiça. 

As armas roubadas eram vendidas, em sua maioria, a traficantes de drogas que as utilizavam em diversas modalidades de crimes, principalmente em assassinatos. 

Primeira Edição © 2011