Mais ampla e moderna, nova UE do Agreste beneficiará mais de 1 milhão de habitantes

Primeira etapa da Unidade será entregue à população no sábado (20)

19/12/2014 06:07

A- A+

Sesau

compartilhar:

No sábado (20), às 11h, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estará entregando à população alagoana a primeira etapa da obra de triplicação da Unidade de Emergência do Agreste Daniel Houly, considerada referência em trauma no interior de Alagoas. Para esta primeira etapa foram investidos R$ 13.679.042,15, oriundos do Tesouro Estadual. 

Nesta primeira etapa serão contempladas a nova porta de entrada da Unidade e a ala para os atendimentos de emergência, que entrarão em funcionamento imediatamente. Na oportunidade também serão entregues as instalações físicas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, apesar de estar com toda a estrutura física pronta, deverá entrar em atividade somente no próximo ano, junto com o centro cirúrgico, uma vez que esses serviços deverão funcionar mais próximos possíveis.  A nova porta de entrada da Unidade do Agreste funcionará às margens da Avenida José Alexandre, proporcionando fácil acesso para pacientes e ambulâncias.

O Setor de Emergência será o primeiro a ser transferido do antigo para o novo prédio. Totalmente climatizado, com corredores e ambulatórios amplos, o serviço ganhará maior eficiência com a criação das alas azul, amarela e vermelha, onde os pacientes serão acomodados de acordo com a classificação de risco. A nova UTI da UE do Agreste, assim que entrar em funcionamento, contará com 21 leitos, o que representará um ganho de 200% neste tipo de atendimento específico, que atualmente funciona com apenas sete leitos.

"A Unidade de Emergência do Agreste é uma referência para a região, e essa obra para triplicar seu tamanho é de extrema importância para a assistência de saúde em todo Estado, uma vez que os pacientes daquela região e regiões vizinhas não precisarão se deslocar até Maceió para serem atendidos", destaca o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, acrescentando que serão investidos cerca de R$ 20 milhões quando tudo estiver pronto.

Na oportunidade também serão inauguradas as novas instalações do almoxarifado da unidade, que terá toda sua estrutura transferida para o novo prédio e passará a funcionar logo após a inauguração. No mesmo dia, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, estarão entregando a estrutura física da nova Farmácia, onde serão catalogados, armazenados e distribuídos todos os medicamentos utilizados na Unidade.

O setor será totalmente informatizado, climatizado e contará com mobiliário novo. Tudo já foi licitado, inclusive um elevador de carga, que transportará as caixas de medicamentos para o piso superior do prédio. Ainda dentro desta primeira etapa já foi licitada a construção do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). As obras deverão ser iniciadas no próximo ano.

PRÓXIMAS ETAPAS - A segunda etapa do processo de triplicação da Unidade de Emergência Daniel Houly deverá ocorrer em breve, com a reforma da estrutura física onde hoje funciona a UE. Já a terceira etapa deverá contemplar o setor de internação que, neste momento, continuará funcionando no prédio antigo, além do aumento do número de salas para cirurgia e novo setor de diagnóstico.

Primeira Edição © 2011