Maceió é uma das três capitais do Nordeste mais visitadas por turistas

19/12/2014 12:59

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Nide Lins - Prefeitura de Maceió

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“Amo o mar. Já conheço o Nordeste, mas Maceió é a melhor capital da região”, disse Renée Ojeda, estudante de turismo da cidade de Aquidauana (Mato Grosso), durante visita técnica à Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). A estudante integrou o grupo da Universidade Federal de Mato Grosso, que escolheu a cidade para vivenciar o case de sucesso no turismo.

O depoimento da estudante e a escolha da instituição ilustram bem o crescimento da capital alagoana, que está entre as três capitais da região mais procuradas pelos turistas. Maceió também é considerada o quinto destino brasileiro mais procurado pelo público da melhor idade. “O mato-grossense ama o mar. Por isso, escolhemos o Nordeste e em seguida, Maceió, por conta de suas belezas naturais e de sua campanha de marketing”, justificou Renée Ojeda.

Os números atestam que Maceió não é uma moda passageira, mas um destino consolidado do turismo de lazer. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), a projeção de ocupação hoteleira é de mais de 90% das diárias para o Réveillon e de pelo menos 85% para a alta temporada de verão. Até o começo de novembro, havia sido vendidos 75% das diárias. Alguns meios de hospedagem já estão com 100% reservados.

Para a alta temporada, Maceió terá, entre 6 de dezembro e 3 de janeiro,  mais 33 voos da companhia Gol. “A demanda do turista pelo destino cresceu. Maceió está em todas as prateleiras das agências de viagens, na mídia e no sonho de consumo dos brasileiros”, disse a secretária Cláudia Pessôa.

Pelos dados da Infraero, até setembro, foram registrados 1.362,526 de desembarques do turismo no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. No turismo de eventos, que movimenta a baixa temporada, foram realizados 54 feiras e congressos com 35.020 participantes, uma média de 686 participantes por evento.

O resultado positivo do turismo é atribuído às ações contínuas desenvolvidas durante o ano todo. “A gestão do prefeito Rui Palmeira investe no turismo como motor do desenvolvimento da cidade. Vale também ressaltar a parceria público-privado da prefeitura com o Governo do Estado, Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Grupo das Agências de Viagens (Gral), Sindicatos dos hotéis e dos guias, além do Sistema S. Esta união é o diferencial para o fortalecimento do turismo”, disse Cláudia Pessôa.

Trazer mais turistas para a cidade é uma das missões da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), que este ano promoveu o destino em 54 eventos, entre feiras, capacitações, famtours (viagens de familiarização), Alagoas o Ano Todo, presstrip com jornalistas de turismo, Workshop, e outras ações através de convênios com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL).

O programa Viaja Mais, Melhor Idade foi reformulado. Antes, só era possível viajar na baixa temporada; agora, o programa também vale na alta temporada.

Sabores

A culinária de Maceió ganhou mais sabor em 2014. Com apoio da Prefeitura, por meio da Semptur, logo no começo do ano foi lançado o mapa da gastronomia da Abrasel, distribuído gratuitamente nos meios de hospedagem. Os sabores e aromas alagoanos foram homenageados no Rio Bom de Mesa, onde chefs alagoanos promoveram o jantar beneficente no Rio de Janeiro e figuraram com receitas através de pratos com produtos alagoanos em vários restaurantes da capital fluminense.

Outro sucesso do setor foi a realização de dois eventos da gastronomia, Encontro Regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, no mês de março, e o Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, no mês de setembro, com destaque para o Chefs na Praia e a merenda escolar saudável.

Sustentabilidade

Com apoio de divulgação da Semptur, o bordado de filé mais uma vez ganha a vitrine, desta vez associado à marca Cantão e promove a sustentabilidade. Um bom exemplo é a artesã Rosiene da Silva Ramos, conhecida com Ene, que borda o ponto jasmim, um dos mais tradicionais do filé.

A alagoana tem uma história que se repete há séculos entre as mulheres no bairro do Pontal da Barra. Ela aprendeu a arte do filé ainda menina com sua mãe. “Quando minha mãe levantava para ir à cozinha, eu corria, pegava agulha e bordava. Se tivesse certo, ela ficava calada”, lembra.

Ene é artesã desde os 13 anos. Ela está entre as 50 mulheres que bordaram a nova coleção de alto verão do filé da marca brasileira Cantão. São sapatos, bolsas e roupas que, desde 2013, vem conquistando o mercado da moda. “São três meses de correria, mas vale, além do dinheiro extra, a gente se valoriza. Ver o nosso trabalho nas lojas é muito bonito”, diz Ene, que nos meses da alta temporada do turismo, chega a faturar R$ 1.500

Além das belas praias e gastronomia, o artesanato e a cultura também integrarão a programação “Você me faz Verão”, do Parque Maceió, que beneficiará mais de 30 associações de artesãos da cidade. O evento, programado para começar nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, até o dia 18 de fevereiro, conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias de Turismo (Semptur) e do Trabalho, Abastecimento e Econonia Solidária (Semtabes), da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e do Sebrae.

Para a secretária municipal de Turismo, Cláudia Pessôa, no ano passado, o Projeto Verão teve o viés de sustentabilidade e de promoção do artesanato produzido em Maceió para os turistas e alagoanos. “Vamos repetir o sucesso da parceria. Este ano, será bem melhor com apresentações culturais. Estamos trabalhando para receber mais visitantes no verão, por isso, é importante aumentar a oferta de produtos de lazer, compras e cultura, agregando mais valor ao nosso turismo e incrementando a economia da cidade”, disse ela.

Democracia

A reestruturação do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento vinculado à Semptur, que assume sua presidência, é um dos aspectos positivos da gestão. “O conselho de turismo será mais uma ferramenta, um espaço democrático para traçar políticas de fortalecimento e desenvolvimento do setor”, declarou a secretária.

O Comtur é formado por representantes das Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla), de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e do Trabalho e Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Sesc, Senac, Sebrae, Maceió Convention, Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), Companhia Brasileira de Trens Urbanas (CBTU), Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, Porto de Maceió, Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoa (Singtur), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) e Grupo dos Receptivos de Alagoas (Gral).

Para deixar o turista bem informado, a Semptur coordena os Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), instalados no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, Maceió Shopping, Terminal Rodoviário João Paulo II e Alagoinhas. O turista que visita o CAT recebe gratuitamente o mapa turístico da cidade, o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), o guia Navegue pelos Museus e o mapa do Estado em três idiomas (português, espanhol e inglês).

Os funcionários e estagiários da Semptur também informam sobre outros serviços, como hotelaria, passeios, transporte urbano e cooperativa de táxis.

Sinalização turística

Neste ano, a Semptur conseguiu aprovar, no Ministério do Turismo, o projeto de Sinalização Turística de Maceió para começar a ser implantado em 2015.

Sensibilizar os taxistas, jangadeiros e permissionários dos mixes e quiosques da orla marítima sobre a importância da atividade turística da cidade é uma das ações contínuas da Semptur. Estes mais de 3 mil profissionais participaram do seminário de Sensibilização turística.

A nova lei 6.345, do dia 2 de outubro, dispõe sobre o funcionamento dos passeios de embarcações das orlas marítima e lagunar. O objetivo é ordenar os serviços turísticos ofertados para comunidade e turistas.

Maceió é um destino além de sol e mar, que conquista seus visitantes pelo bem receber, sabores, artesanato, cultura e pela bela orla, a mais bonita do Brasil. Um dos depoimentos sobre a capital alagoana é do jornalista Arthur Veríssimo. Há mais de 20 anos, ele é repórter e se notabilizou em buscar pautas e assuntos pitoresco pelo Brasil e o pelo mundo. A convite da companhia aérea Gol, o jornalista aterrissou em Maceió para escrever sobre a cidade.

A reportagem publicada na revista da Gol, na coluna Embarque do mês de setembro, indica as piscinas naturais da Pajuçara e a tapioca Maria Bonita.

Na reportagem, Veríssimo cita: “Tive oportunidade de conhecer quase todas as capitais do Brasil e Maceió era uma das que faltavam. Eu e meu filho ficamos hospedados no hotel Jatiúca, um resort excelente na praia de mesmo nome. No primeiro dia, dei uma longa caminhada para curtir o mar cristalino da orla. Na Praia da Pajuçara, pegamos uma carona de jangada até as piscinas naturais, formadas na maré baixa entre bancos de arreia e arrecifes. Simplesmente paradisíacas”.

Primeira Edição © 2011