Maceió ganha primeira escola em tempo integral

18/12/2014 15:26

A- A+

Fernanda Calheiros e Lucas Alcântara - Prefeitura

compartilhar:

Foi com lágrimas nos olhos que o pequeno Roger Rosas, de nove anos de idade, conheceu a nova escola onde vai estudar. “Estou muito feliz. Quero agradecer ao prefeito Rui Palmeira. A escola está nova. Vou crescer, estudar e realizar meu sonho de ser bombeiro”. Ele é aluno da Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, assim como ele, outros quase 400 estudantes começam a viver um novo momento.

Além de receber a unidade totalmente reformada nesta quinta-feira (18), a escola que funciona em Cruz das Almas, será a primeira da rede municipal de ensino a contar com estrutura planejada para aulas em tempo integral.  A entrega foi feita pelo prefeito Rui Palmeira acompanhado da gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea.

“Estamos com um trabalho de reestruturação da rede municipal de ensino, reformando várias escolas já pensando nas questões de escola de tempo integral. Iniciamos pela Pedro Barbosa, mas no próximo ano queremos estender a outras unidades de Maceió”, anunciou Rui Palmeira. A meta, segundo ele, é gerar melhorias efetivas na educação para, assim, melhorar a qualidade de ensino e, como resultado elevar indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

A reforma foi total, contemplando as oito salas de aula, pátio, vestiários feminino e masculino, banheiros, laboratório de informática, biblioteca, auditório, diretoria, coordenação e secretaria. Para a obra, foram investidos R$775.103,65 em recursos do próprio Município. Esta é a segunda escola reformada pela gestão Rui Palmeira. A primeira foi a Escola Heberth de Souza, no mesmo bairro.

Durante a reinauguração, o prefeito também anunciou uma entrega inédita: cada um dos 55 mil alunos, matriculados nas 135 escolas municipais de Maceió, receberão fardamento completo. O kit de uniformes vai conter blusa, calça, bermuda e tênis.

“Esse é um dia marcante e histórico. Educação de qualidade se faz dentro e fora da sala de aula, com uma metodologia inovadora e com estrutura moderna. Esse é um compromisso da gestão municipal que estamos cumprindo”, comentou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.

A secretária Ana Dayse, destacou que a obra é a efetivação de um compromisso de campanha, o que comprova que o trabalho que vem sendo feito é desenvolvido com honestidade e transparência, apesar das dificuldades. Para a gestora e educadora, os benefícios da educação em tempo integral são inúmeros, entre eles está a possibilidade de afastar as crianças da ociosidade.

Além de se tornar a unidade-modelo para Escola em Tempo Integral, a escola receberá a Metodologia MenteInovadora, desenvolvida pela empresa Min Lab Brasil:“23 escolas municipais já adotaram a metodologia que trabalha os conteúdos de forma prazerosa para desenvolver habilidades para a vida nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa e favorece o desenvolvimento das habilidades sócio-cognitivas”, explicou a secretária.

O diretor da Mind Lab Brasil, Emílio Munaro, também esteve presente. A empresa fornecerá os kits didáticos para alunos e professores da escola, além de oferecer a formação continuada para os educadores.

Ana Carla Costa, diretora geral da escola, atua na unidade há mais de seis anos. Ela lembra que “foram anos de muitas dificuldades, mas as coisas estão mudando. A partir de agora, teremos boa estrutura, merenda e ensino de qualidade do jeito que as crianças merecem”.

O líder comunitário, Luís Reinaldo, também comemorou a inauguração da escola, e agradeceu à Prefeitura pelos serviços que está levando ao bairro: recapeamento e revitalização de vias, iluminação, reforma da quadra e praça da comunidade, além das obras na Avenida Litorânea e Avenida Pilar. “Antes mesmo de concluir o mandato, Rui Palmeira, já é um grande amigo de Cruz das Almas”, destacou Reinaldo.

Os secretários e superintendentes da gestão municipal estiveram presentes. Participaram Mar Lira, Solange Jurema, Antônio Moura, Adriana Toledo, Neander Teles, Tácio Melo. Vereadores também compareceram, entre eles, o presidente da Câmara de Maceió, Chico Filho, “Não é todo dia que a gente participa de um momento especial como este. Uma obra como esta abre um novo caminho e dá novas condições de vida para este estudantes”, disse Chico Filho.

Primeira Edição © 2011