Governador entrega antigo prédio da Perseverança para o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O imóvel foi restaurado pelo IPHAN e abrigará uma biblioteca com mais de 15 mil obras

18/12/2014 07:11

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta quarta-feira (17), a oficialização de entrega do antigo prédio da Sociedade Perseverança para o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). O edifício centenário, situado no centro de Maceió, foi totalmente restaurado e será anexado à sede da instituição, onde abrigará toda a coleção de jornais existentes e extintos do Estado, além de expor, em seu salão nobre, o raro acervo bibliográfico do Instituto.

Após a desapropriação do Imóvel da Perseverança, pelo governo estadual, a Secretaria de Estado do Gabinete Civil teve a iniciativa, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de restaurá-lo e doá-lo ao IHGAL no intuito de expandir o espaço de exposição das peças e obras raras pertencentes ao órgão. Com a ampliação, o IHGAL terá a capacidade de receber mais objetos arqueológicos e atender um público maior de estudantes e pesquisadores.

O Governo do Estado tem empenhado diversos convênios, por meio de suas secretarias, para preservar a história e a cultura de Alagoas. "Durante nosso governo foram investidos cerca de  R$ 2.300.000   em reformas, restaurações, aquisição das estantes de exposição e laboratórios para recuperação de documentos históricos. Foi feito o possível para que todo esse acervo pudesse se tornar visível para a sociedade”, disse o governador.

De acordo com ele, convênios importantes foram firmados com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com o Gabinete Civil para que Alagoas tenha o maior acervo bibliográfico de Institutos Históricos do Brasil. Estou muito orgulhoso desse resultado", comemorou Teotonio Vilela.

O médico Fernando Gomes, membro do IHGAL, frisou, durante a outorga oficial do prédio, a importante contribuição que o governador Teotonio Vilela deu ao Instituto e à preservação da história de Alagoas. 

"Teotonio Vilela foi um governante de atitude diferenciada e determinante que entrará para a história do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas como governador que mais contribuiu para o seu desenvolvimento. Essa demanda de recursos, autorizada por ele, marca um compromisso que ficará na história da instituição", ressaltou o médico Fernando Gomes.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas é uma instituição privada com mais de 140 anos de existência e possui um acervo bibliográfico de aproximadamente 15 mil obras raras, com diversos títulos de autores alagoanos, peças da cultura negra que foi resgatada durante o trágico episódio histórico conhecido como "quebra do xangô de 1912".  

Participaram ainda da solenidade o historiador Jaime de Altavila, presidente do IHGAL; e os membros Fábio Marroquim, professor Radjalma Cavalcante, Mario Aluísio; superintendente do IPHAN, Luiz nogueira, Álvaro Queiroz e chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado. 

Primeira Edição © 2011