Campanha de Maragogi está entre boas práticas do Brasil

Experiências inovadoras em gestão de turismo no Brasil foram mapeadas pelo Ministério do Turismo. Cidade alagoana se destaca com projeto de defesa da criança e do adolescente

17/12/2014 07:00

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Divulgação

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A campanha “Maragogi em Defesa da Criança e do Adolescente”, lançada em 2013, está entre as dez experiências de sucesso em gestão e inovação no turismo. O projeto, que mostra ao visitante a importância de prevenir e enfrentar a exploração do trabalho infantil na indústria de viagens e turismo, foi selecionado para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada nesta terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Um dos resultados mais relevantes do projeto é o aumento do retorno de crianças e adolescentes às escolas e aos programas sociais no município, já que boa parte deles efetivamente deixou de trabalhar na confecção de artesanatos com palha de coqueiro. O conceito da campanha foi criado em parceria entre as secretarias municipais de Turismo e do Meio Ambiente, com o apoio do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal e da Polícia Militar da região.

“O objetivo do Ministério do Turismo é divulgar exemplos para espalhar os bons projetos, estimulando outros destinos a investirem em ideias novas e inovadoras”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

De acordo com a secretária municipal de turismo, Mariana Gorenstein, a campanha alcançou a meta de reduzir em 95% o trabalho infantil no setor. Além disso, a prefeitura continua investindo em ações de fiscalização, o que evita o retorno dessas crianças ao trabalho. O lema do programa, Proteger é o nosso maior desafio, revelou-se uma mensagem eficaz junto aos turistas, que deixaram de comprar peças cuja mão-de-obra de trabalho era infantil. “Os visitantes às vezes têm a visão de que comprando eles estão ajudando, incentivando as crianças a sair dessa condição, mas na verdade estão incentivando a sua permanência. Por isso informação é fundamental”, afirmou Mariana.

A experiência alagoana foi mapeada em pesquisa do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. O trabalho de campo foi realizado entre março e junho deste ano. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

Primeira Edição © 2011