Sargento do Corpo de Bombeiros é campeão brasileiro de canoagem polinésia

Esporte também já é praticado por outros militares da corporação que vêem na prática esportiva um grande aliado para o serviço

15/12/2014 08:35

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Força para alcançar. Garra para conseguir. Esses são os lemas que pautaram toda a vida do 1° sargento BM Jailson Tavares, militar do Corpo de Bombeiroscom vinte anos de serviço e apaixonado pela prática da atividade física como aliada para a execução de um serviço de qualidade e para uma vida saudável e ativa. Desses vinte anos, quinze deles foram atuando como guarda vidas em praias com grande fluxo de pessoas como o Mirante da Sereia e o Francês. Tubarão de carteirinha e brevê, muitos foram os salvamentos realizados e no decorrer desse tempo o amor pelo mar só fez aumentar.

                Não é de hoje que o sargento Tavares se destaca em esportes aquáticos. No transcorrer da sua vida de atleta, carrega na bagagem o bicampeonato de caiaque na maratona de canoagem e alguns outros prêmios também nesta categoria. Mas foi há dois anos e sete meses que conheceu e se apaixonou pela canoagem polinésia, conhecida como Va’a e desde então treina e pratica o esporte.

A paixão começou quando o sargento estava na Força Nacional, no Rio de Janeiro, e começou a treinar com a equipe Rio Va’a,estando em pouco tempo inserido na equipe Open do Clube. Com essa equipe já foi campeão Master Sulamericano na categoria V6 (canoagem polisésia com seis competidores por equipe) e ficou em 3° lugar no Mundial de canoagem na categoria V12.

Assim que sua missão na Força Nacional acabou em outubro de 2013 e ele pôde voltar para Maceió logo comprou sua canoa e entrou em contato com a Aline Pedrosa que veio a se tornar sua parceira na prática da canoagem polinésia na categoria V2 mista. Então, em março de 2014 os treinos começaram focados no campeonato brasileiro deste ano que seria realizado em novembro. Foram sete meses de treino diário e intenso, vezes na Enseada da Pajuçara, vezes na Lagoa Mundaú, sempre preocupados em bater o tempo dos seus adversários e superar os seus limites.

A 8ª edição do campeonato brasileiro de Va’aAlohaMoe ocorreu em 08 de novembro na Praia de Guaraú, litoral de São Paulo, na cidade de Peruíbe. A categoria V2 mista contou com 22 duplas e um percurso 11 km. Nesta categoria as duplas largaram na praia próxima a linha de arrebentação e entravam no rio.

Após 01h08min de prova, o sargento Tavares e a Aline Pedrosa se consagraram campeões com uma diferença de cerca de dois minutos para os segundos colocados. Para o bombeiro militar, foi uma surpresa ter ficado em primeiro lugar porque muitos competidores vinham treinando há mais tempo: “Nós não conhecíamos os adversários, estávamos treinando longe deles e muitos deles praticam esse esporte e treinam na categoria de dupla há muito mais tempo. Focamos e conseguimos e isso não tem preço”. Falou.

O sargento completou dizendo que se consagrar campeão foi uma das melhores sensações que já sentiu, pois não foi fácil e é muito gratificante ver o resultado de todo nosso esforço. Para ele agora a reponsabilidade é segurar o título:          “vamos lutar para que esse título seja nosso por muito tempo e vamos nos esforçar para alcançar ainda mais. Mundial e olimpíadas fazem parte dos nossos objetivos”, enfatizou.

Já que foram os campeões eles têm o direito de participar do Mundial que será realizado em 2015 e estão analisando a participação devido as despesas. Em 2015 também participará do campeonato Sulamericano que será no Rio de Janeiro.

No Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas outros militares também já praticam a canoagem polinésia, como é o caso das soldados BM Clarissa e Joyce e o sargento BM Marcelo Souza.

Primeira Edição © 2011