São Paulo começa a "beber" do volume morto do Alto Tietê

14/12/2014 08:35

A- A+

Exame.com

compartilhar:

O sistema Alto Tietê, segunda maior fonte de abastecimento de água da Grande São Paulo, segue os passos do Cantareira. Depois de seu volume útil praticamente esgotar, chegou a vez de captar água da reserva estratégica, o chamado "volume morto".

A Sabesp obteve autorização do DAEE para captar, a partir deste domingo (14), mais 39,46 milhões de metros cúbicos da represa Ponte Nova, o que representa um acréscimo de mais 6,6% ao volume do Sistema Alto Tietê.

De ontem para hoje, segundo informações da concessionária, o sistema caiu de 4,2 para 4,1%. Com o volume adicional, hoje está em 10,7%.

Conforme nota da Sabesp, esse acréscimo de volume não necessita de bombeamento, sendo possível a retirada através da descarga normal.

Novo "gerente" da crise

Em meio à crise histórica de abastecimento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou, na última quinta, a troca no comando da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos dos Estado.

Quem ocupará o lugar de Mauro Arce será Benedito Braga, que é professor de engenharia civil e ambiental da USP e atual presidente do Conselho Mundial da Água. O especialista vai assumir a pasta, que anda fragilizada, a partir de janeiro do próximo ano.

Desde o início da crise, Braga tem emitido opiniões fortes sobre a gestão da água. Se, de um lado, se mostra contrário ao racionamento, de outro, defende penalidades para aqueles que desperdiçam o recurso.

Primeira Edição © 2011