Educação no Campo é tema de encontro estadual

13/12/2014 08:31

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Na última quinta (11) a cidade de Palmeira dos Índios sediou o IV Encontro Estadual da Educação Contextualizada, com o tema “Tecendo redes de saberes no território agreste e semiárido alagoano”, realizada pela coordenação colegiada da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido Alagoano (RECASA). O evento aconteceu no Centro de Treinamentos Pio XII e contou com a presença de representantes de escolas da rede municipal de vários municípios alagoanos, assim como representantes da Unicef, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Cáritas e secretarias municipais.

O encontro consistiu na culminância das experiências educacionais da RECASA junto aos municípios, havendo o lançamento da Cartilha da Contextualização à Prática Educativa, que publicou a experiência da Escola Municipal Mary Sampaio Caparica, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios. Os projetos escolares visam o resgate dos valores do campo, como também a socialização das experiências exitosas do município de Palmeira dos Índios.

Foram estudados ao longo de oito anos quatro eixos na rede de educação contextualizada no campo. Em nosso município a escola representante ficou com a avaliação das experiências da RECASA no âmbito rural. Professores e representantes estavam orgulhosos em ver suas experiências reconhecidas, frutos de dedicação e produção coletiva.

Para a coordenadora de Educação no Campo de Palmeira dos Índios, Geane Vieira, o evento foi de suma importância para os profissionais que estão envolvidos na educação da zona rural. “É preciso propagar, disseminar o conhecimento não só no campo, mas em todo o âmbito da educação. Não é fácil quebrar paradigmas, principalmente quando tudo já segue um modelo há tanto tempo. Apostar na educação no campo é um grande desafio, mas temos profissionais que estão prontos e, acima de tudo, dedicados a contribuir com a boa formação de  nossos alunos que vivem no campo”, concluiu a coordenadora.

RECASA

A Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido – RECASA, foi consolidada em 2007 pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Atua em dezenove municípios do território agreste, juntamente com entidades parceiras de outros municípios alagoanos como Visão Mundial e UNICEF. Tem consolidada uma proposta de educação que leva em consideração as especificidades dos povos do semiárido. Seu objetivo maior é o fortalecimento de ações coletivas para a implantação da Proposta de Educação Contextualizada para Vivência com o Semiárido.

Primeira Edição © 2011