Pesquisa registra maior intenção de viagem do ano

08/12/2014 12:05

A- A+

Secom

compartilhar:

Se depender dos turistas brasileiros, os principais destinos do país estarão mais movimentados no período da alta temporada. Isso porque cerca de 34,2% dos entrevistados em pesquisa mensal do Ministério do Turismo (MTur) manifestou intenção de viajar nos próximos seis meses. O dado, de novembro, é o maior índice registrado ao longo de 2014 e supera o percentual referente ao mesmo período do ano passado, de 32,1%.

Segundo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, entre os que manifestaram intenção de viajar, 79,6% já optaram por destinos brasileiros. A região Nordeste continua sendo a mais procurada pelos viajantes (46%), seguida das cidades do Sudeste (25,8%), do Sul (17,5%), Norte (7,8%) e Centro-Oeste (2,9%).  Além disso, mais da metade (54,1%) desses turistas preferem se deslocar a esses destinos de avião, enquanto 28,1% optam pelo automóvel e 14,7% de ônibus.

Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, “esta disposição para viajar coincide com o período de férias e também com as festas de final do ano, quando boa parte dos brasileiros procura descanso e também visitar parentes e amigos, além de curtir destinos de sol e mar”, explicou Lummertz.

 

O movimento nos principais aeroportos do país deve ser grande. Em dezembro, são esperados cerca de 20 milhões de passageiros, um fluxo 7% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Para a alta temporada, as maiores companhias aéreas do Brasil anunciaram novos voos entre dezembro deste ano e fevereiro de 2015, com origem nas cidades de São Paulo, Rio de

Primeira Edição © 2011