Projeto de Leitura homenageia alagoanos ilustres em Porto Calvo

Nelson da Rabeca, patrimônio vivo de Alagoas, participou do evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação

03/12/2014 06:33

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O hábito de ler transforma a vida das pessoas: foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Educação promoveu o Projeto Leitura para alunos de 11 escolas públicas do município. O evento foi finalizado nesta terça-feira (2), em frente à Prefeitura de Porto Calvo, com apresentações dos estudantes das instituições de ensino envolvidas. O compositor, instrumentista e construtor de rabecas, Nelson da Rabeca, patrimônio cultural vivo de Alagoas compareceu ao ato na cidade do Litoral Norte.

As 11 escolas públicas do município incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram do “Projeto de Leitura”, onde 12 filhos de Alagoas de destaque nacional e internacional foram homenageados. Os personagens foram: a médica psiquiatra Nise da Silveira, o cantor Djavan, o folclorista Théo Brandão, o ensaísta Jorge de Lima, o jornalista Lêdo Ivo, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, o romancista Graciliano Ramos, o cineasta Cacá Diegues, o poeta Guedes de Miranda, o compositor Nelson da Rabeca, Zumbi dos Palmares e o padre Expedito Barbosa de Macedo.

O “Projeto de Leitura – Alagoanos Ilustres” iniciou no final de julho e foi encerrado nesta terça-feira para toda a comunidade. Os estudantes pesquisaram, leram e até viajaram para conhecer alguns filhos ilustres do Estado, a exemplo de Nelson da Rabeca, em Marechal Deodoro e o padre Expedito, em Recife – PE. O patrimônio vivo de Alagoas, Nelson da Rabeca, fez questão de vir à Porto Calvo e tocar a famosa rabeca para o público.

A coordenadora geral de Educação, Maria do Rosário Lins Barbosa, ressaltou a importância do projeto. “Destacamos alagoanos ilustres do passado, como Zumbi, e personagens que são referência no presente, como Djavan e Nelson da Rabeca. Viemos mostrar a sociedade a importância do hábito da leitura e a importância de valorizar os filhos ilustres de Alagoas”, destacou. Ela também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela secretária da pasta, Maria Lúcia Gomes.

A comunidade e os estudantes foram os principais beneficiados com o projeto. O público presente no Centro de Porto Calvo ficou emocionado quando Nelson da Rabeca subiu ao palco para se apresentar, ele foi homenageado por alunos da Escola Ceci Cunha. Outro momento relevante foi quando a Escola Canaã fez uma paródia da música “Asa Branca” ao mestre Aurélio Buarque de Holanda. Também mereceu destaque a homenagem da Escola Lamenha Filho quando encenou “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.

Primeira Edição © 2011