Secretário de Cultura do Estado recebe título de cidadão honorário

Osvaldo Viégas é homenageado pela Câmara de Vereadores Maceió

02/12/2014 06:16

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, recebeu na manhã desta segunda-feira (01) o título de cidadão honorário de Maceió em sessão solene no auditório da Casa da Indústria, no Farol, promovida pela Câmara de Vereadores de Maceió. Também receberam o título Professor Edinaldo Afonso Marques de Melo e o Juiz Ricardo Jorge Cavalcante Lima.

Osvaldo Viégas é natural do Rio Grande do Sul, mas há mais de 30 anos escolheu Alagoas para viver e trabalhar como servidor e gestor público. É formado em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como professor-adjunto do Setor de Biodiversidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde mantém vínculo desde janeiro de 1994.

Sua experiência no setor público começou com a estruturação do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), onde desempenhou as funções de chefe de Núcleo, diretor-técnico e assessor da Presidência. Estruturou, ainda, a secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maceió, tendo sido o seu primeiro Secretário, em 1993.

Foi membro dos Conselhos Nacional e Estadual de Meio Ambiente e atuou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro – Gerco, no Ministério do Meio Ambiente. Foi diretor de Planejamento e diretor técnico do Sebrae e, desde 2007, é secretário de Estado da Cultura e presidente do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Chico Filho, juntamente com a vereadora Fátima Santiago que indicou o nome das personalidades contempladas. Para reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município dentro do campo de atuação de cada um daqueles profissionais.

Osvaldo Viégas agradeceu pelo título recebido. "Maceió é o lugar que eu escolhi para viver há mais de 30 anos e além de suas belezas naturais, uma das coisas que me cativaram definitivamente foi a hospitalidade das pessoas dessa terra. Agradeço a  vereadora Fátima Santiago, pela indicação, estou muito feliz pelo reconhecimento", afirmou.

Primeira Edição © 2011