Roberto Bolaños, intérprete do Chaves, morre aos 85 anos

28/11/2014 19:06

A- A+

iG - Último Segundo

compartilhar:

O ator e comediante Roberto Bolaños, conhecido mundialmente pelo personagem Chaves, morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, em sua casa em Cancún, segundo informações da Televisa.

No início deste ano, a filha de Bolaños, Paulina Gomez, informou que o pai enfrentava problemas de saúde, mas sem entrar em detalhes. Ela chegou a divulgar uma imagem em novembro em que o pai aparece respirando com a ajuda de um aparelho.

Principal criação de Bolaños, "Chaves" é exibido no Brasil pelo SBT desde 1984 e, ainda hoje, é uma das maiores audiências da emissora.

História

Nascido na cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Gómez Bolaños, ator, comediante, dramaturgo e diretor, foi o grande criador das séries de TV “El Chavo del Ocho” (“Chaves”, no Brasil) e “El Chapulín Colorado” (“Chapolin”). Sobrinho do ex- presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños, filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, ele se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, profissão que nunca exerceu.

Foi na década de 1950 que ele começou na arte que o tornou um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. Os primeiros trabalhos foram para os para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine).

Nos anos 1960, passou a escrever também para o cinema e a atuar, mas sempre com mais dedicação ao trabalho de escritor. O embrião do que viria a se tornar um sucesso no mundo todo foi em 1968, quando ele criou o personagem Chespirito para o programa de televisão "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Dois anos depois, o programa teve sua duração aumentada e assim nasceu Chapolin Colorado. Um ano depois foi a vez de Bolaños criar sua obra-prima, o Chaves. O sucesso foi tão grande que cada um ganhou uma série independente de 30 minutos em 1973.

Os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças ao talento de Roberto Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán (Quico), Ramón Valdés (Seu Madruga), Florinda Meza (Dona Florinda), Rubén Aguirre (Professor Girafales), Édgar Vivar (Senhor Barriga e Ñoño), Angelines Fernandez (Dona Clotilde), Raúl Padilla (Jaiminho), Horacio Gómez Bolaños (Godines) e María Antonieta de las Nieves (Chiquinha), que também encontraram a fama internacional.

Famosos lamentam

Tatá Werneck: "Pelo amor de Deus!!! Luto oficial !! Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca To chorando que nem uma idiota"

Aguinaldo Silva: "Uma imagem que não precisa de descrição, ela transmite tudo. #RipChaves"

Grazi Massafera: "Vá em paz, Roberto Balaños! Eterno Chavinho. Você marcou minha infância #RIPChaves"

Valesca Popozuda: "E fica um vazio no coração, né? O Roberto Bolaños, o eterno #Chaves, faleceu. Meus sentimentos à Família dele ,e que ele descanse em paz #RIPChaves"

Edgar Vivar (Senhor Barriga): "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre"

Fernanda Gentil: "É o que sempre digo: a fama, o sucesso e até o dinheiro passam. Ninguém é maior que a televisão! O que ficam são os princípios, os valores, a família e o que aprendemos em casa. A saúde é um bem que não se compra nem se vende - quem a tem, tem que comemorar. Todos os dias. Todas as horas. Porque um dia e uma hora, ela acaba.... descanse em paz esse gênio do humor que fez tantos sorrisos"

Rafael Cortez: "Morreu o Chaves! O que era bonzinho, o da TV. Tá entrando no barril no céu debaixo de croques do Seu Madruga nesse momento! Valeu Roberto!"

Ivete Sangalo: "Roberto Bolaños , tão incrível com o seu personagem "Chaves" me fez sorrir muitas vezes. Lamento tanto"

Primeira Edição © 2011