Personalidades alagoanas parabenizam reabertura da Biblioteca Pública

Equipamento está aberto ao público a partir desta quinta-feira, das 9h às 17h

28/11/2014 08:03

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Na histórica reinauguração da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, que passou por obra de restauro e modernização, na última terça-feira (25), personalidades alagoanas destacaram o valor que o equipamento público tem para a cultura, a educação e a literatura no estado.

 

“Entregar a nova Biblioteca é também realizar o resgate do passado, trazendo de volta depois de recuperado o prédio histórico Palacete Barão de Jaraguá, local que se confunde com a história de Maceió. A Biblioteca recebeu o tratamento técnico dos mais aconselhados e modernos em sua restauração, e por isso vive esse novo momento incluindo história e modernidade”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho em seu pronunciamento.

 

Vilela fez um agradecimento especial ao trabalho desenvolvido pelo secretário Osvaldo Viégas e pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ele citou, ainda, outras obras de preservação de bens públicos, executadas durante sua gestão, como o Teatro Deodoro, a Catedral Metropolitana de Maceió, o Arcebispado e a antiga sede da Sociedade Perseverança, a qual foi possível com a desapropriação do imóvel concedida pelo Estado.

 

O secretário da Cultura, Osvaldo Viégas, destacou a conclusão dos trabalhos feitos para que a Biblioteca pudesse atender a população alagoana. “A Secult tem a satisfação de apresentar as novas instalações da Biblioteca que passaram por um trabalho minucioso de restauro, e que comporta, agora, setores modernizados e aptos para receber a população”, ressaltou. “Complementamos esse importante momento lançando o livro que conta toda a trajetória desse equipamento público tão importante para os alagoanos”, concluiu.

 

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, destacou que com a reabertura da Biblioteca o município recebeu antecipadamente um presente para o seu aniversário de 199 anos, que será comemorado em 2015. “O Governo está de parabéns com a retomada da Biblioteca Pública, que irá possibilitar o acesso ao conhecimento para a população. Sinto esse acontecimento como um presente para Maceió”, declarou.

Para a reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dórea, a reabertura é um momento especial e louvável. “A reabertura da Biblioteca é um acontecimento importante, pois este é o maior equipamento público de Maceió e que possibilita o acesso à educação e à cultura. O Governo do Estado está de parabéns. A Biblioteca não deixa a desejar em comparação a nenhuma outra do país”, afirmou.

Nas palavras do secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a reabertura da biblioteca é significativa em vários aspectos, principalmente por trazer uma relação com a figura de Graciliano Ramos, escritor que tem sua obra literária destacada de maneira propícia, sendo uma das grandes referências literárias do Estado. “Este momento significa principalmente novas oportunidades para os estudantes, pesquisadores que terão acesso tanto ao livro físico, como também em meio virtual, através das novas tecnologias disponíveis na Biblioteca”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado Fernando Toledo, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Jayme de Altavila, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, e o deputado Inácio Loyola, dentre outras autoridades.

A partir desta quinta-feira (27), a Biblioteca Pública Graciliano Ramos está de portas abertas aos usuários e visitantes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7877.

Primeira Edição © 2011