Objetivo é incentivar atividades de iniciação científica na educação básica

28/11/2014 05:53

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Atenta ao crescimento do consumo de água distribuída por carros-pipa, resultado do racionamento provocado pela manutenção do Sistema Pratagy e que vem atingindo toda Maceió, a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando a fiscalização desse produto, tanto junto às empresas credenciadas quanto aos veículos que fazem a entrega da água, com abordagens nas ruas. O objetivo da ação é garantir a qualidade do produto que está sendo consumido pela população, evitando riscos à saúde.

Iniciada esta semana, a ação já fiscalizou, nos mais diversos pontos da cidade, cerca de 35 carros-pipa. Quatro caminhões foram autuados, por se tratarem de empresas do interior – especialmente de cidades sertanejas – sem a documentação necessária para comercialização do produto na capital e não possuírem alvará sanitário.

“As empresas do interior quiseram aproveitar o crescimento dessa demanda em Maceió e passaram a atuar de forma clandestina. Por isso, temos procurado reforçar o alerta à população, para que não adquiram o produto de uma empresa que não esteja licenciada e cadastrada junto à Vigilância Ambiental e que fiquem atentos aos itens que indicam a qualidade da água que vão consumir”, ressalta o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.

O coordenador orienta que ao solicitar os serviços de um carro-pipa, o consumidor deve observar, antes de permitir que a água seja descarregada, alguns requisitos básicos vistoriados na ação de fiscalização: se a empresa possui alvará sanitário para comercializar o produto, que precisa estar preso ao caminhão; solicitar o laudo técnico da amostra da água, com validade máxima de 30 dias e a verificação do teor de cloro; e examinar detidamente as condições do caminhão e das mangueiras que serão utilizadas, observando detalhes que possam causar contaminação do produto a ser consumido, como perfurações e pontos de ferrugem.

“Reforçamos nesse período nosso trabalho de rotina com o propósito de garantir que a água fornecida à população que contrata este tipo de serviço seja segura e de boa qualidade, a fim de afastar os riscos e transtornos provocados pelo consumo de água contaminada”, frisa Alex Tenório, acrescentando que o esclarecimento de dúvidas ou denúncias de carros-pipa irregulares podem ser ser feitos pelo telefone 3315-6610, das 8h às 14h.

Primeira Edição © 2011