Sem terras do MST ocupam Sinimbu e Banco do Brasil

Movimento lembra mortes de trabalhadores que polícia não esclareceu

27/11/2014 08:08

A- A+

Redação

compartilhar:

Trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Sem Terra, (MST), ocuparam na manhã desta quinta-feira, (27), parte da Praça do Sinimbu, em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria, (Incra), em Maceió.

A ocupação faz parte da programação do Dia Estadual Contra a Violência e Impunidade na Cidade e no Campo que será comemorado no sábado, (29).

No final da manhã os trabalhadores ocuparam a agência do Banco do Brasil, (BB), localizado na Rua do Livramento, no Centro. Os Sem Terra estão ocupando a agência do Banco do Brasil situada na Rua do Livramento, no Centro de Maceió, para Eles querem que a direção do banco agilize as negociações para o acesso à habitação rural. O BB é acusado pelo MST de parar há cerca de quatro meses as obras das casas nos assentamentos.

Os trabalhadores vão aproveitar os dias em que vão permanecer ocupando a praça para lembrar e exigir a apuração das investigações de assassinatos de vários companheiros, entre eles o do trabalhador rural Jaelson Melquíades dos Santos, 25, morto no dia 29 de novembro de 2005, morto no acesso ao acampamento São Luiz, Zona Rural de Atalaia, interior de Alagoas.

A morte de Melquíades aconteceu no mesmo dia da aprovação do relatório paralelo da CPI da Terra pelo Congresso Nacional, em Brasília, com indicações de transformar invasão de terras em crime hediondo. Para o relator da proposta, deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR), as ações em fazendas e prédios públicos se comparam a atos terroristas.

Primeira Edição © 2011