Culinária, arte e cultura de Limoeiro de Anadia estarão presentes I Festival do Abacaxi do Agreste de Alagoas

27/11/2014 05:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A culinária, a cultura e a arte de Limoeiro de Anadia estarão presentes no I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano, que será realizado nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, na sede da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi do Agreste de Alagoas, localizada no Sítio Poção, zona rural de Arapiraca. O evento tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva do fruto, incentivar a abertura de novos comércios e agregar valor ao produto in natura.

O evento está sendo promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Fruticultura no Agreste, em parceria com as prefeituras de Limoeiro de Anadia, Taquarana, Coité do Nóia e Arapiraca, considerados os maiores produtores do fruto na região. Segundo os organizadores, a expectativa é de que o festival reúna cerca de 3 mil participantes, entre eles o governador Teotonio Vilela Filho, prefeitos da região, secretários de Estado, lideranças políticas, além de produtores e entidades representativas do setor.

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, garantiu total apoio à divulgação da culinária, arte e cultura do município. Três barracas irão expor as comidas típicas limoeirenses, com destaque para as guloseimas da boleira Jarbiana Honório, que assina os tradicionais e cobiçados bolos comercializados no Distrito Pé Leve. Como não podia ser diferente, todas as iguarias terão um toque especial, com o sabor da maior estrela da festa: o abacaxi.

O artesão Jackson Lima também participará do festival divulgando toda a delicadeza da sua arte à base de material reciclável. O artista limoeirense, famoso por suas peças que mais se assemelham a esculturas de ferro, garantiu que vai preparar algumas surpresas especialmente para o evento.

A beleza limoeirense será representada por três garotas, que deverão concorrer ao prêmio de Musa do Abacaxi. Na primeira etapa do concurso, cada município participante terá uma representante escolhida, que deverá passar à fase final da disputa. O Grupo Quilombos mostrará toda a riqueza da cultura local.

O I Festival do Abacaxi será aberto às 9 horas, com a inscrição dos participantes. Durante todo o dia serão promovidos cursos e ministradas palestras com especialistas em gestão de negócios, marketing, linhas de crédito, produção, comercialização e controle de pragas. Também estão previstas diversas apresentações culturais dos municípios organizadores.

O evento será encerrado com os shows musicais de Afrísio Acácio do Acordeon e Sandro Marques – O  Dom Juan do Arrocha.

PROGRAMAÇÃO

09h00 – Abertura dos trabalhos – inscrições para os cursos, boas vindas.

09h45 – Palestra de motivação (Sala A)

Palestrante: José Senivaldo Liberato - Graduado em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Maurício de Nassau. Graduado em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT. Possui Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas e Gestão de Investimentos e Finanças Corporativa. É também membro do NDE – Núcleo Docente Estruturante – Faculdade Raimundo Marinho, Campus Maceió.

10h45– Palestra Marketing Pessoal (sala B)

Palestrante: Martha Barbosa Machado – Mestre em Educação, especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, Palestrante, consultora Credenciada Sebrae e Coach. Com 10 anos de experiência em liderança de pessoas.

Apresentação cultural da cidade de Limoeiro de Anadia

11h45 – Abertura oficial do Evento - (Sala A)

12h35 - Palestra - Doenças do Abacaxi (Fusariose)

Palestrante: Professor Dr. José Renato dos Santos Cabral - Agrônomo, mestre em Fitotécnica , especialista na cultura do abacaxi.

14h30 – Palestra: comercialização - CONAB

Palestrante: Elizeu José Rêgo – Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Apresentação cultural da cidade de Coité do Nóia

16h00 – Palestra BNB – Linhas de crédito e suas vantagens  ( sala A)

Apresentação cultural da cidade de Taquarana

17h15 – Eleição das Musas (Sala A)

19h00 – Show com Afrísio Acácio do Acordeon – Arapiraca (sala A)

20h30 – Show com Sandro Marques – O Dom Juan do Arrocha

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011