Campanha de conscientização irá marcar Semana de Luta contra a Aids

Em parceria com municípios, Sesau irá promover uma série de atividades até o dia 5 de dezembro

27/11/2014 08:08

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para frear o aumento da Aids em Alagoas, que no período de 1986 a junho deste ano registrou 4.854 casos notificados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar uma campanha de prevenção a partir desta quinta-feira (27). As ações, que serão alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1º de dezembro, serão realizadas até dia 5, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.

Com o slogan “Viver com Aids é possível, com preconceito, não”, a campanha irá alertar os alagoanos sobre a importância da prevenção, estimulando o uso responsável do preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais. Paralelamente, segundo a estratégia elaborada pelos técnicos do Programa Estadual de Combate à Aids, será enfatizada a importância do diagnóstico precoce, além da solidariedade e o fim do preconceito para com as pessoas vivendo com HIV.

“Queremos alertar que ninguém está livre de contrair o vírus da Aids. Por isso, a importância de incorporar o uso do preservativo ao cotidiano das relações sexuais, assim como fazemos com o fio dental para limpar os dentes, a fim de evitar a cárie, por exemplo”,  compara a gerente do Núcleo de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa dos Santos.

Segundo o último Panorama da Aids em Alagoas, a categoria de maior exposição para os casos de Aids no Estado são os heterossexuais. Ainda de acordo as informações divulgadas pela Sesau, todas as faixas etárias apresentam crescimento  em relação ao vírus HIV, mas a de maior concentração é de 30 a 39 anos, seguida da faixa de 40 a 49 anos.

Programação – As ações de conscientização serão iniciadas nesta quinta-feira (27), com o lançamento de uma campanha publicitária que enfatiza como não se contrai o vírus HIV e evidencia que é possível conviver com a doença, menos com o preconceito.

 Na sexta (28) e no sábado (29) serão distribuídos dois mil preservativos nos semáforos localizados em frente a Germano Móveis, K2 Academia e Casa da Indústria. Ainda no sábado, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Levada, em Maceió, será montado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), organizado pela Pastoral da Aids.

Ainda na sexta-feira (28) e na segunda (1º), será distribuído material educativo em frente a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes, Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e Faculdade Raimundo Marinho (FRM). 

No domingo (30) e na segunda (1º), das 16h às 18h, um grupo cultural e o Camisildo – personagem símbolo da campanha – irão percorrer os bares e restaurantes da Orla de Maceió, onde serão distribuídos materiais educativos e preservativos.

Em Campo Alegre, na segunda-feira (1º), está programado aconselhamento sobre a importância do diagnóstico precoce nas igrejas evangélicas e católicas e testagem rápida de sífilis e HIV. Em Palmeira dos Índios, haverá teste rápido em pontos estratégicos do município e distribuição de material educativo e em União dos Palmares serão realizadas ações educativas e testagem rápida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Em Marechal Deodoro, será realizado teste rápido na Orla Lagunar e nas UBSs e atividades de prevenção nas escolas. Na cidade de Matriz do Camaragibe, serão realizadas atividades de promoção e prevenção nas UBS e Escolas municipais em parceria com o Núcleo de Promoção da Saúde (PSE). Em Penedo, a população poderá realizar Teste Rápido no Teatro Municipal e nas UBS e, em Arapiraca, serão promovidas ações de prevenção nos hospitais e maternidades, distribuídos kits com material educativo nas UBSs e implantado teste rápido de HIV e sífilis em quatro Unidades de Saúde da Família.

Primeira Edição © 2011