Turismo abre consulta pública sobre qualificação profissional

As contribuições servirão para a elaborar as a Política Nacional de Qualificação em Turismo

25/11/2014 08:01

A- A+

Ministério do Turismo

compartilhar:

O Ministério do Turismo deu mais um passo no processo de construção coletiva de uma política de qualificação para o setor no país. Foi aberta nesta terça-feira (24) uma consulta pública que coloca em debate um conjunto de diretrizes que servirão de base para a elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). O documento fica à disposição do público até 3 de dezembro.

As contribuições podem ser feitas por cidadãos comuns, entidades, empresas ou organizações interessadas no tema, pelo e-mail: consultaqualificação@turismo.gov.br . O documento inclui definições iniciais, premissas, princípios, diretrizes e recomendações.

Elaborado por uma equipe da Universidade de Brasília contratada pelo Ministério do Turismo, o documento aponta para a necessidade urgente de uma política de qualificação, definida pelo MTur, em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. A proposta reforça, também, a relevância social do turismo no Brasil e coloca a falta de qualificação como um dos obstáculos ao desenvolvimento da atividade no país.

“Ter profissionais preparados para lidar com os novos desafios de mercado é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo ele, o turismo além de gerar renda e empregos para a comunidade, valoriza o patrimônio cultural do brasileiro.

Os públicos-alvo da política de qualificação definidos inicialmente são: trabalhadores técnicos e tecnólogos; graduados e pós-graduados em turismo e disciplinas afins; gestores públicos e privados; estudantes/pesquisadores e empreendedores da cadeia produtiva do turismo.

A ideia é que a PNQT contemple, além dos cursos de formação, a realização de estudos e pesquisas, seminários, laboratórios de inovação, observatórios, entre outros. As diretrizes da PNQT incluem a implementação de um Sistema de Qualificação em Turismo abrangendo três áreas: gestão, formação profissional e certificação.

Um dos objetivos do trabalho de construção da PNQT é repensar a qualificação do setor de turismo, incluindo novas tecnologias e ferramentas de gestão modernas dos serviços turísticos destinadas aos profissionais, empresários e gestores públicos.  A proposta é pensar na Política Nacional de Qualificação em Turismo de maneira integrada e alinhada à realidade do setor.

Primeira Edição © 2011