VÍDEO: Campanha publicitária da Braskem valoriza a relevância da indústria

Iniciativa fortalece papel da química como indutora do desenvolvimento econômico

25/11/2014 07:13

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Braskem, maior petroquímica das Américas, lança campanha publicitária em que destaca o papel estratégico da indústria para uma economia como a brasileira, a 7ª maior do mundo. Nesse contexto, a campanha enfatizará a importância do setor químico e petroquímico como elementos essenciais para o desenvolvimento de inúmeras cadeias produtivas.

Batizada de “Sem Indústria”, a nova campanha da Braskem é composta de filmes para exibição em TV por assinatura, anúncios em jornais, revistas, canais de notícias e informações econômicas na internet bem como painéis em aeroportos. A veiculação das peças publicitárias da campanha, produzida pela agência Africa Zero, começará a partir do dia 25 de novembro.

De acordo com recente estudo*, a indústria química e petroquímica caracteriza-se como um dos setores que mais impulsionam a atividade econômica. Dessa forma, esse setor produtivo, que fornece insumos básicos e intermediários para outras cadeias industriais, pode ser reconhecido como a “indústria das indústrias”. Segundo estimativas do Conselho Internacional de Associações Químicas (ICCA), os produtos químicos e as resinas termoplásticas são encontrados em 95% de todos os produtos manufaturados. 

“Em um momento em que a competitividade da economia brasileira é afetada pela atual conjuntura, é importante afirmar a força da indústria como indutora do crescimento econômico”, diz a diretora de Marketing Institucional da Braskem, Claudia Bocciardi. “Nesse processo, a Braskem tem um papel fundamental por contribuir para o desenvolvimento de inúmeras cadeias produtivas, ajudando a melhorar a vida das pessoas.”

Na mídia

A partir da pergunta “O quanto a indústria é importante para o Brasil?”, o filme para exibição na TV por assinatura mostra diversas situações em que a indústria tem um papel relevante no cotidiano das pessoas. Com cenas de top models desfilando na passarela, uma locução faz referência à importância da indústria: “sem a indústria da moda, a gente não teria se encantado com elas”. Em outra cena com imagens do pioneirismo da aviação, “a indústria aeronáutica não existiria sem ele”. Imagens de pilotos de corrida comemoram uma vitória e são acompanhadas da locução “sem a indústria automobilística, não teríamos tantos ídolos”. Seguem-se exemplos das indústrias médica e da música. Ao fim, a mensagem destaca que“a indústria química é a base de todas essas indústrias. Por isso a Braskem tem orgulho de ajudar a produzir um país tão forte quanto o seu povo”.  E traz a assinatura: “Braskem. Estratégica para o Brasil, inovadora para o mundo”.

Nas peças para mídia impressa, as ilustrações vêm acompanhadas de perguntas como “Por que a Braskem é estratégica para o Brasil?” e as respostas destacam aspectos importantes da empresa como: “Porque inovou ao desenvolver o primeiro plástico produzido a partir de matéria-prima de fonte renovável, a cana-de-açúcar, e foi reconhecida como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo”; “Porque pensa de maneira sustentável, cria e implementa projetos como de reúso de água para fins industriais, que ajudam a evitar o desperdício de 13 bilhões de litros de água por ano”.

*Valor Econômico, em 28/10.

VEICULAÇÃO DA CAMPANHA “SEM INDÚSTRIA”

Período: de 25 de novembro a 19 de dezembro de 2014

TV por assinatura: GloboNews, Band News, Record News, CNN, Bloomberg, Discovery Channel, History Channel, National Geographic, SportTV, ESPN, Fox, TNT, Telecine, Megapix e TV de bordo da TAM

Jornais: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, O Globo, Brasil Econômico, DCI, Correio Braziliense

Revistas: Veja, Exame, Isto É, Época e Carta Capital

Internet: Portais G1, O Globo e UOL

Mídia de Aeroportos: painéis nos desembarques dos aeroportos Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont e RIOGaleão, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Ficha técnica filme

Título: SEM INDUSTRIA

Anunciante: BRASKEM S/A

Produto: Institucional

Agência: Africa Zero

Criação: Andrea Siqueira / Jeferson Rocha / André Batista / Thomas Davini

Diretores de Criação: Andrea Siqueira / Jeferson Rocha

Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho

Produção/agência: Rodrigo Ferrari / Patricia Melito/ Leonardo de Jesus / Marcela Pereira

Atendimento: Cláudio Kalim / Cintia Hachiya / Priscila Navarro / Ana Paula Ferreira / Ligia Cavalieri      

Planejamento: Cintia Cavalli / Mariana Castello Branco

Mídia: Eduardo Ferreira / Paulo Ferreira / Lia Fernandes

Produtora/ filme: Delicatessen Filmes

Direção: João Nuno

Dir. fotografia: Andre Madugno

Montagem: Leandro Ferrari

Pós- produção: Pix Post

Finalização: Leandro Ferrari

Atendimento produtora: Mariana Pinheiro

Produtora/som: Timbre

Produção/som: Mairena

Locução: Natalia Barros

Atendimento produtora: Mairena

Aprovação/cliente: Marcelo Lyra, Claudia Bocciardi, Ana Laura Sivieri, Marina Amore, Isabela Basso

 

 

 

 

 

Primeira Edição © 2011