Polícia assassina

24/11/2014 07:14

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Os números são contundentes, precisos, concludentes: em 5 anos, a Polícia brasileira matou 11.200 pessoas, portanto, mais do que a Polícia dos Estados Unidos fuzilou em 30 anos, ou seja, 11.090 americanos. São dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Então, a Polícia brasileira é assassina? Os números sugerem que sim, mas...

Quem são as vítimas do aparato policial brasileiro? Empresários, médicos, professores, comerciários, advogados, economistas, domésticas, metalúrgicos, políticos, magistrados? Não, raramente, muito raramente se noticia que a Polícia matou um desses personagens. Logo, imperioso indagar: quem a Polícia brasileira mata?

Bandidos, em sua grande maioria. Traficantes, gente envolvida com drogas. Diariamente (os telejornais nunca falham) a mídia divulga casos de confrontos entre bandidos e policiais. E seria trágico se estes últimos morressem em maior número. Trágico para a sociedade.

O que o Anuário não diz é que, lá, nos Estados Unidos, atirar em policial é crime hediondo, dá pena de morte ou prisão perpétua. Assim sendo, todo bandido pensa, reflete e mede as consequências, antes de atirar em um policial, antes de esfaquear um agente da Força Pública.

Aqui, não. Os bandidos estão cansados de saber – e se sentem encorajados por isso – que a Polícia está de mão atadas, intimidada, mais pela legislação, mais pelos órgãos de ‘direitos humanos’, mais pela fiscalização implacável da sociedade, do que pelos próprios facínoras. Ao expor a Polícia como instituição violenta e assassina, o Anuário deveria lembrar a distância cultural que separa brasileiros de americanos. Deveria reconhecer, também, que lá, nos EUA, se mata menos porque as leis são cumpridas, ao contrário daqui, onde o povo vive sob o império da impunidade, onde a sociedade vive enjaulada e os bandidos, à solta, vivem decretando toques de recolher.

 

A VEZ DA RESERVA

Concurso público será uma prioridade na gestão do governador eleito Renan Filho, mas, antes de selecionar novos servidores, ele já decidiu que vai primeiro nomear os que estão na reserva técnica.

 

NOMES DEFINITIVOS

Nada de precipitação, para fazer a coisa certa. Pensando assim, Renan Filho só vai começar a anunciar nomes para o secretariado depois de 15 de novembro. Nomes definitivos, para ficar com ele os quatro anos.

 

NORTE TAMBÉM TERÁ DUPLICAÇÃO

Antes mesmo de assumir, Renan Filho já anunciou uma importante obra de seu futuro governo: a duplicação da AL-101-Norte, trecho entre Maceió e Barra de Santo Antônio. Segundo Renan, R$ 30 milhões já estão assegurados pelo governo federal para essa primeira etapa de um projeto rodoviário da maior relevância.

 

MEDIDA INÓCUA

Logo, logo Rui Palmeira vai se convencer de que reduzir o seu salário e o dos secretários não é uma medida válida. Não alivia as despesas, no contexto geral, e ainda gera um clima de desânimo em sua equipe.

 

LESSA OU ALMEIDA

Ronaldo Lessa ou Cícero Almeida? Um deles será escolhido para enfrentar Rui Palmeira na sucessão municipal de 2016. A definição deverá se basear em futuras pesquisas de intenção de voto.

 

MULHER DESTEMIDA, A GRAÇA FOSTER

Graça Foster, presidente da Petrobras, confessou que sabia, já no ano passado, do pagamento de propina dentro da estatal. Logo, se sabia, como acaba de admitir, só lhe resta uma coisa a fazer: pegar o boné e ir embora, pedir demissão e ficar aguardando o andamento das investigações. Foster, cabe lembrar, transferiu seus bens para os filhos, ano passado, no início do terremoto que atingiu a Petrobras...

 

ESTRATÉGIA DE MORO

O juiz Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato, não está livrando a cara dos políticos. A questão é: se um único deputado ou senador for citado, o processo subirá para o Supremo Tribunal Federal.

 

HERÓI PARTIDÁRIO

Perto do petróleo, o precursor mensalão parece um conto infantil. Talvez por isso, muitos petistas passaram a ver Zé Dirceu como verdadeiro herói partidário. Na cadeia, por tão pouco...

 

E O DESTINO DE TÉO, APÓS DEIXAR O GOVERNO?

O cenário – fim de mandato – é de especulações. Semana passada, um assessor palaciano afirmou que Téo Vilela não irá para o Tribunal de Contas da União. Neste final de semana, outro aliado do governador entrou em contato com o colunista, e assegurou: “Téo será candidato a prefeito de Maceió em 2016”. Poderá ser, mas é improvável. Provável é que ele espere 2018 para disputar mais uma vez o Senado, com duas vagas em jogo. O silêncio de Vilela, porém, vai continuar ensejando palpites e especulações. Só futurologia.

 

CORRUPÇÃO GERAL

“Ninguém faz obra pública sem propina no país”. A frase, dita pelo advogado do lobista Fernando Baiano, envolvido no etróleo, resume o estágio em que o Brasil se acha em matéria de corrupção.

 

PONTO A PONDERAR

Uma equação difícil de ser resolvida: se, por causa da corrupção, as grandes empreiteiras forem excluídas do serviço público, como ficam as obras por elas iniciadas? Virarão elefantes brancos?

 

O PIRULITO VIROU UMA ZORRA TOTAL

A grande batalha da Prefeitura não é livrar o Centro dos camelôs. Cícero Almeida, na reta final do segundo mandato, desobstruiu o Comércio, transferindo os ambulantes para o Shopping Popular. Desafio mesmo é limpar a extensa área do tradicional Parque Rio Branco, totalmente tomada por feirantes e camelôs. Difícil existir, no resto do país, algo parecido com aquele trecho, em matéria de ‘decomposição urbana’.

 

Primeira Edição © 2011