Peças da Economia Solidária podem ser encontradas em loja de presentes

23/11/2014 08:30

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

Quem pensa que a economia solidária só produz peças artesanais e trabalhos manuais simples está muito enganado. Esta semana, mais de 300 jogos americanos, produzidos pelo grupo “Arte com Atitude”, atendido pelo projeto de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), passou a ocupar as prateleiras de uma das lojas mais elegantes e requintadas da cidade, a Madu Presentes.

Jogos americanos em crochê com juta, crochê puro e linho com grepee, que agradam desde o estilo clássico ao moderno foram a base desta primeira encomenda.

A empresária Leninha Lyra ficou encantada com a qualidade e o acabamento das peças. Para ela, encontrar fornecedor neste nível em Maceió significa economia, praticidade e valorização do que é produzido aqui em Alagoas.

“Estou encantada com todo o trabalho e aproveito para parabenizar toda a equipe da Semtabes, principalmente, Solange Jurema, que vem em toda sua trajetória preocupada em valorizar o trabalho local e oferecer mais oportunidades às pessoas. O olhar de ajudar grupos como este e oferecer a chance de comercializar no mercado é de um cuidado e sensibilidade enormes. Pra mim, encontrar arte que eu ia buscar fora na minha terra é muito bom! Agora é trabalhar junto aos grupos para que eles possam atender à demanda”, destacou Leninha, que garantiu, outras encomendas já estão sendo fechadas.

Para dona Ana Vitória Mendonça, uma das empreendedoras solidárias do grupo “Arte com Atitude”, ocupar espaços para comercializar em lojas como a Madu é uma ação inovadora que permitirá dar mais visibilidade ao trabalho, desenvolvido pelo grupo há anos.

“Sempre produzimos peças como esta, mas o apoio da Semtabes, o acompanhamento da assessora técnica da secretaria, dando as dicas para um design diferenciado fez toda a diferença. Esta é uma oportunidade muito boa e esperamos com isso, incentivar os outros grupos a persistirem e ouvirem as orientações. Que eles possam acreditar que isso é possível”, disse a artesã.

De acordo com Michelli Larissa do Nascimento, diretora de Economia Solidária da Semtabes, esta é uma conquista de um trabalho em equipe que vem sendo feito com o intuito de capacitar os grupos para fornecerem peças de qualidade e que tenham maior comercialização para que elas conquistem mais espaço no mercado.

“Esta é uma das ações. Estamos conseguindo diversos espaços para que os produtos da economia solidária conquistem o mercado e tenham mais visibilidade. Conseguimos um espaço no Maceió Shopping, que estará comercializando os produtos de novembro a janeiro, e outro no Parque Shopping Maceió, que contará com a exposição Eu Amo Maceió, de dezembro a março de 2015. A ideia é fomentar a economia solidária em Maceió”, explicou Michelli.

Durante alguns meses, a assessora técnica da Semtabes, Maria Thereza Coutinho, acompanhou os grupos, conheceu o que já era produzido e trabalhou com eles como aprimorar cada peça. “Respeitamos o potencial dos grupos e demos sugestões para que as peças tivessem mais requinte e mais valor agregado para serem mais aceitas, inclusive para um público mais requintado e exigente. O grupo Arte com Atitude foi o primeiro que ficou pronto, mas a ideia é fazer isso com os outros grupos atendidos pela Semtabes”, acrescentou Thereza.

Os mais de 70 grupos de Economia Solidária da Semtabes são beneficiados com ações de capacitação e acesso a mercado. Eles já comercializam aos domingos na Rua Fechada da Ponta Verde e na Praça Centenário, além do Mercado do Jaraguá e em outras parcerias fechadas pela secretaria.

“Nossa intenção é fomentar a economia solidária de Maceió para que ela seja uma atividade reconhecida, que gera renda e dá novas condições a centenas de famílias. A economia solidária é um dos instrumentos para melhoria de vida das pessoas e trabalhar a melhoria nos produtos é um dos nossos focos. Outros espaços serão conquistados, o trabalho está só começando”, finalizou Solange Jurema, secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Primeira Edição © 2011