Nova Honda Bros tem torque que faltava

22/11/2014 13:07

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Terceira moto mais vendida do mercado brasileiro, a Honda NXR 150 Bros ganhou uma importante atualização para seu modelo 2015. A versão de 150 cc já não está mais sendo produzida e será substituída pela nova NXR 160 Bros. “Baseado em nossa estratégia comercial, lançamos o novo modelo para atingirmos um nível maior de segurança e desempenho, mas sem afetar a economia de combustível nem as emissões de poluentes. Escolhemos a motorização de 160 cm³ por isso e também para garantir um custo/benefício ainda melhor para nosso consumidor”, afirmou Alfredo Guedes Junior, engenheiro da Moto Honda da Amazônia. 

Além de um motor completamente novo e de maior capacidade cúbica – já atualizado conforme o Promot 4 –, a nova NXR 160 Bros também recebeu diversas alterações estéticas que a deixaram mais parecida com sua prima XRE 300. Disponível em duas versões (ESDD com disco dianteiro e traseiro, e ESD com disco somente na frente), nas cores preta, vermelha e branca, a novidade da marca da asa tem preços sugeridos de R$ 9.350 (ESD) e R$ 9.650 (ESDD). A primeira a chegar às concessionárias, em dezembro deste ano, será a versão com freio a disco em ambas as rodas, topo de linha. 

Visual mais robusto

Logo à primeira vista, percebemos diferenças entre o novo modelo de 160 cc e o anterior, de 150 cc. As disparidades começam pela parte dianteira, cuja carenagem está integrada ao farol, que também recebeu atualizações. O painel de instrumentos, agora totalmente digital, conta com todas as informações necessárias, menos o tacômetro (conta-giros). Ou seja, velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível, relógio e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico estão mais visíveis e de fácil interpretação. 

O tanque de combustível ganhou um design mais compacto para conseguir incluir a bomba de combustível em sua parte interna, sem perder a capacidade de 12 litros (para etanol, gasolina ou a mistura dos dois). Agora com linhas mais angulares, a moto recebeu também um bocal aeronáutico que facilita o abastecimento. Além disso, ela adotou carenagens laterais mais encorpadas que dão à Bros um aspecto mais robusto e de maior capacidade no fora de estrada. 

A rabeta foi claramente inspirada na XRE 300 e incorpora uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D. O modelo também recebeu uma alça remodelada, maior e mais resistente. A parte traseira ficou mais atraente por conta do novo escapamento, que foi reposicionado, dando à ponteira um maior ângulo de inclinação para ajudar na distribuição do peso. 

Ciclística melhorada

Para tornar sua motocicleta on/off-road mais vendida do Brasil ainda mais atraente para o consumidor, a Honda fez alterações na ciclística da NXR 160 Bros que resultaram numa pilotagem mais prazerosa. O modelo teve o quadro redesenhado (semiberço duplo, construído em aço). O ângulo de cáster sofreu alterações e resultou em maior distância entre-eixos: 1,356 m (3 mm a mais). Em comparação ao modelo de 150 cc, o assento ficou mais estreito e avançado no tanque, com altura de 84,2 cm em relação ao solo. Apesar de mais alto, o banco permite que o piloto encaixe melhor as pernas. Quem tem menor estatura consegue apoiar os pés no chão, controlando melhor a motocicleta em manobras de baixa velocidade. 

Ao sentar sobre a Bros 160, percebemos também que o guidão ganhou novo posicionamento. Agora está mais alto, mais próximo ao piloto e mais largo, facilitando o alcance dos braços aos comandos. Uma posição de pilotagem que deixa os braços mais relaxados e com maior distância em relação à cintura. Por ser mais largo, o guidão melhora a dirigibilidade, principalmente em velocidade baixa. As manoplas também foram trocadas e agora oferecem mais conforto e segurança ao piloto. Os comandos de punho ficaram mais modernos e atuais, recebendo novos botões. 

O conjunto de suspensão é o mesmo do modelo de 150 cc. Ou seja, garfo telescópico dianteiro com 180 mm de curso e balança monoamortecida com curso de 125 mm, que permite ajustes na pré-carga de mola. A compressão e o retorno da suspensão mostraram-se lentos e progressivos, transmitindo confiança e boa sensibilidade ao piloto, tanto em terrenos acidentados quanto em estradas e trajetos asfaltados. 

Os pneus utilizados, Pirelli Scorpion MT60, mantiveram as medidas: 90/90 aro 19 na dianteira e 110/90 aro 17 na traseira, que ajudam a transpor obstáculos. Claro que, em saltos e buracos maiores, a roda dianteira revela certa limitação. Porém, a proposta da Bros não é o off-road “pesado”, mas sim proporcionar versatilidade para quem roda pelas mal cuidadas ruas, estradas e rodovias brasileiras. 

A nova Honda NXR 160 Bros é fabricada em duas versões: “ESDD” e “ESD”. Ambas contam com disco dianteiro de 240 mm, mas só a top de linha (“ESDD”) ganhou disco simples de 220 mm também na traseira. Dessa forma, seu poder de frenagem é maior, principalmente na terra. 

Desempenho melhor

Projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor monocilídrico OHC (comando único de válvula) da nova Bros tem 162,7 cm³ de capacidade, é arrefecido a ar e conta com injeção eletrônica PGM-FI. Por conta de seus balancins roletados, o atrito entre as peças e a vibração do motor é menor. Assim como a cilindrada do motor, a potência e torque declarados também subiram.

Quando abastecido com etanol, o novo motor da Bros é capaz de produzir 14,7 cavalos de potência as 8.500 rpm e torque de 1,6 kgfm. Já quando roda com gasolina, o propulsor gera 14,5 cv as 8.500 rpm e torque de 1,46 kgfm aos 5.500 giros. Para comparação, o modelo de 150 cc fazia 14 cv e 1,53 kgfm com etanol, e 13,8 cv e 1,39 kgfm com gasolina. 

No papel, pode até parecer que a melhora foi pouca. No entanto, na prática, foi uma evolução considerável, principalmente em baixos e médios regimes. “Ao projetar o novo modelo, pensamos em nosso consumidor, que utiliza a Bros para deslocamentos em estradas e nos centros urbanos. Por isso, a equipamos com um motor que entrega mais torque em rotações mais baixas e atinge uma potência máxima em rotações mais altas”, disse Alfredo. 

Na prática, a NXR 160 Bros ficou mais esperta. A saída é mais rápida que no modelo anterior, assim como a aceleração e a retomada. A diferença foi nítida principalmente em subidas e em ultrapassagens. Onde a antiga versão sofria e pedia constantemente a redução de marcha, a nova versão foi bem, com muito mais fôlego e, consequentemente, segurança. A caixa de câmbio de cinco velocidades tem um bom escalonamente e suaves trocas de marcha. 

Mudanças desejadas

No fim das contas, as alterações feitas na Bros, que a transformaram na nova NXR 160 Bros, fizeram toda a diferença. O modelo está mais esperto, ágil, confortável e seguro. De acordo com a Honda, essas eram as alterações que a maioria dos consumidores entrevistados desejava no novo modelo. Maior velocidade final para os trajetos nas estradas, mas o mesmo consumo de combustível. Mais potência e torque, principalmente em ultrapassagens e subidas. E por último, a atualização do visual. 

Após este primeiro contato com a versão equipada com freios a disco na dianteira e na traseira, podemos afirmar que as mudanças eram realmente necessárias e que a motocicleta evoluiu muito e não apenas em números. Vale ressaltar que a versão de 160 cc ESD, com disco só na dianteira, tem o mesmo preço do modelo de 150 cc vendido atualmente.

Ficha técnica 

Honda NXR 160 Bros ESDD

Motor Monocilíndrico, OHC, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 162,7 cm³
Potência máxima: 14,5 cv a 8.500 rpm (gasolina) ou 14,7 cv a 8.500 rpm (álcool)
Torque máximo: 1,46 kgfm a 5.500 rpm (gasolina) ou 1,6 kgfm a 5.500 rpm (álcool)
Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection)
Capacidade do tanque: 12 litros
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão final: Corrente
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 180 mm de curso
Suspensão traseira: Monochoque com 125 mm de curso
Freio dianteiro: Disco de 240 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 220 mm de diâmetro
Chassi: Berço semiduplo
Dimensões: (C x L x A) 2,06 m X 81 cm X 1,158 m
Altura do assento: 84,2 cm
Altura mínima do solo: Não Disponível
Entre-eixos: 1,356 m
Peso seco: 121 kg (versão ESDD)
Cores: preto, vermelho e branco
Preço público sugerido: R$ 9.650,00 (ESDD)

Primeira Edição © 2011