Fifa confirma título mundial do Verdão de 51

22/11/2014 06:59

A- A+

Globo.com

compartilhar:

O título da Copa Rio de 1951, conquistado pelo Palmeiras, equivale a um Mundial de Clubes. É o que diz documento enviado pela Fifa ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta semana. Texto publicado na tarde desta sexta-feira no site oficial do Ministério Oficial relata que o Comitê Executivo da entidade máxima do futebol atendeu a um pedido do clube paulista de reconhecimento do título, encaminhado em 2001.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, palmeirense fanático, tratou do assunto com dirigentes da Fifa ainda durante a preparação para a Copa do Mundo, defendendo que o pedido do clube fosse atendido. Ao receber a cópia da ata de reunião do Comitê Executivo da Fifa, confirmando a Taça Rio como título mundial, Aldo Rebelo comemorou:

- A decisão da Fifa homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo - disse o ministro.

O Palmeiras começou em 2001 a pleitear o reconhecimento do título da Copa Rio como Mundial de Clubes. O pedido na época foi feito à FIFA e à CBF. Seis anos depois, o clube recebeu uma carta assinada pelo então secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, dizendo. “Após minuciosa pesquisa, temos o prazer em anunciar que a FIFA concorda com sua proposta e aceita a Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial dos Clubes. Portanto, gostaríamos de solicitar que façam chegar essa designação diretamente à Sociedade Esportiva Palmeiras”.

Em abril do ano passado, um ofício assinado pelo atual secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, referendou a decisão em carta enviada ao ministro Aldo Rebelo.

Intitulado “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”, o documento afirma que “depois do grande sucesso da Copa do Mundo FIFA no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a FIFA visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951”.

O Palmeiras conquistou o título batendo a Juventus, de Turim, na decisão. Também participaram do torneio o Vasco da Gama, o Nacional de Montevidéu, o Áustria Viena, o Nice da França, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia.

Primeira Edição © 2011