Espetáculo ‘Arte no Canteiro’ é encenado em Maceió

Peça aborda temas do cotidiano dos trabalhadores da construção civil

14/11/2014 07:46

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O projeto “Arte no Canteiro” realizará, nesta sexta-feira (14), uma apresentação teatral para os trabalhadores da obra do Centro de Educação Tecnológica de Alagoas (FAT/AL) , cujo canteiro está instalado no bairro do Barro Duro, na cidade de Maceió. O espetáculo busca, entre outros aspectos, sensibilizar os trabalhadores da construção civil para a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, o combate ao alcoolismo, o uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras. As encenações acontecem às 18h, 19h e 19h45.

Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), o espetáculo também foi desenvolvido nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, contemplando mais de 100 mil trabalhadores. Desde o fim de setembro alcança os trabalhadores da construção civil alagoana, com a expectativa de atingir cerca de 20.000 trabalhadores. Para isso, serão encenadas 100 apresentações teatrais em canteiros de obras de empresas filiadas ao Sinduscon/AL e Ademi/AL.

Idealizado pela diretora cultural Lina Rosa Vieira, o Arte no Canteiro tem conseguido favorecer a educação e a conscientização dos trabalhadores dessa área para diversos assuntos relacionadas ao bom andamento das obras. “É preciso lembrar que a grande maioria dos trabalhadores estará assistindo a um espetáculo de teatro pela primeira vez. O caráter inaugural dessa conexão com a arte faz a vivência ser ainda mais marcante”, declarou Lina Rosa.

ESTRUTURA

Com uma grande estrutura, que inclui palco montado em forma de andaimes, com cinco tablados, um guindaste para transportar os atores suspensos por cabos de aço e arquibancadas, o projeto traz uma combinação de humor, ação, criatividade e informação. A peça é encenada nos canteiros das obras, no início dos turnos, de segunda a sexta.  

Com duração de 45 minutos, a apresentação faz do teatro de objetos o ponto forte para envolver o trabalhador. Assim, seus instrumentos de trabalho ganham vida e se tornam os personagens da história. As principais peças são o “Pedro Desempenadeira”, o “Balde Miro” e a “Pá Tricia”. Equipamentos de segurança também fazem parte da encenação, como as luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção e cintos de segurança. Para movimentar ainda mais o enredo, tem a participação das furadeiras, das britadeiras, das pás, dos caixotes, dos carrinhos e dos tonéis.

“Esta será uma ação que terá grandes resultados, pois, através da arte, irá divertir, sensibilizar, informar, educar e conscientizar os trabalhadores da indústria da construção civil no Estado”, destaca o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES:

SEXTA, 14/11 – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE AL –FAT/AL

Av. Presidente Roosevelt, 1200 – Barro Duro – Maceió – Ao lado da Churrascaria do Gaúcho.

1ª apresentação: 18h00 

2ª apresentação: 19h00

3ª apresentação: 19h45

Local: PÁTIO

Primeira Edição © 2011