Chegada da alta temporada marca preparação do “Café com Arte”

Em sua 6ª edição, evento reúne artesãos alagoanos nos hotéis da capital para comercialização de seus produtos

12/11/2014 08:16

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com a aproximação da alta temporada, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) já está em articulação com os hotéis de Maceió para a realização do evento “Café com Arte”. Neste ano, o encontro chega a sua 6ª edição reunindo artesãos alagoanos de diversos municípios, durante os meses de dezembro e janeiro, para expor e comercializar seus produtos ao longo dos cafés da manhã nos hotéis.

À frente da organização do encontro, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvido Econômico (Seplande) supervisiona as atividades que serão realizadas pelos profissionais todas as quartas, quintas e sextas-feiras ao longo dos dois meses. Para incentivar o trabalho, a instituição oferece aos artesãos o material gráfico que vai compor a exposição, além da entrega de camisetas padronizadas e embalagens para as peças.

Dessa forma, os turistas que visitam Alagoas na alta temporada ganharam uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o artesanato local, através das ações do “Café com Arte”. Com stands localizados próximos à área do café da manha dos hotéis, os profissionais se dividem em forma de rodízio entre os estabelecimentos, onde aproveitam para conhecer novos clientes, que muitas vezes acabam permanecendo até depois do evento.

Segundo a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, os hotéis têm atuado como grandes parceiros do projeto, ao ceder o espaço onde os artesãos podem apresentar e divulgar suas peças. “É muito importante que os hotéis possam abraçar essa ideia e mais uma vez abrir suas portas para receber nossos artesãos, dando oportunidade para esse segmento produtivo que é tão importante para o desenvolvimento econômico do Estado”, destaca.

Aberto ao público, o evento tem alcançado bons resultados no segmento econômico e do desenvolvimento produtivo do artesanato. Apenas no ano de 2013, foram 346 profissionais beneficiados por meio de 10 grupos produtores. Em média, mais de 10 hotéis participaram da ação, que rendeu cerca de R$ 50mil em lucro de vendas para os artesãos. Nesta edição, a expectativa é expandir o número de profissionais envolvidos e aumentar de forma significativa o rendimento alcançado.

Primeira Edição © 2011