Santa Casa de Maceió: cerca de 30% dos pacientes do SUS descobrem o câncer de próstata em estado avançado

Entrevista marca o início do movimento Novembro Azul em Alagoas

31/10/2014 07:29

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) descobrem o câncer de próstata em estado avançado, daí o alto índice de óbitos no país. A informação foi comentada pelo urologista Mário Ronalsa em entrevista ao programa AL TV 1ª edição, da TV Gazeta. O foco da entrevista foi a campanha Novembro Azul, que se inicia neste sábado (1). Segundo ele, em 2014 devem ser registrados 62 mil novos casos da doença e cerca de 12 mil óbitos.

Na entrevista, Mário Ronalsa frisou que a melhor forma de prevenir o câncer de próstata continua sendo o exame sanguíneo PSA e o toque retal, sendo o segundo considerado o padrão ouro para rastreamento deste tipo de neoplasia. “Cerca de 20% dos tumores não são identificados pelo PSA daí a importância do toque retal”, acrescentou. Na entrevista (clique no link abaixo), veja qual a idade recomendada pela SBU para que o homem inicie o rastreamento periódico.

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no Brasil por diversas entidades entre elas a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado estabelecido em São Paulo. Durante todo o mês de novembro serão realizadas diversas atividades em todo o país com mensagens dirigidas à sociedade e aos homens, particularmente, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações realizadas em 17 de Novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata.

Primeira Edição © 2011