Cine Sesi Cultural aporta no município de Igaci

Curtas e longas-metragens serão exibidos ao lado da Praça Matriz Nª Sª da Saúde

31/10/2014 08:58

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A 13ª edição do Cine Sesi Cultural levará cinema de graça ao município de Igaci, a partir desta sexta-feira (31) e permanece na cidade até o próximo domingo (2). O projeto, que passa pela 9ª vez em Alagoas, tem por finalidade levar a sétima arte aos moradores do interior do país. As projeções são gratuitas e realizadas sempre ao ar livre. A partir das 18h30, os espectadores assistirão um curta e um longa-metragem por noite, que serão exibidos na Rua do Comércio, localizada ao lado da Praça Matriz Nossa Senhora da Saúde.

 

O Cine Sesi Cultural, realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação, Lina Rosa Vieira, segue no estado até dezembro, contemplando, nesta etapa, 20 municípios. Em Alagoas, o projeto já foi realizado em 126 municípios e atingiu 700 mil pessoas. Nacionalmente, o projeto já passou por mais de 600 cidades do interior de 12 estados do país, algumas dessas cidades mais de uma vez. Ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas, gente que, na sua grande maioria, nunca havia visto cinema na vida, tiveram a oportunidade de ter acesso às projeções.

 

Segundo Lina Rosa, o projeto busca incentivar a reabertura ou abertura das salas de projeção nas cidades. “O projeto nasce para o interior porque na região metropolitana você ainda tem algum tipo de acesso”, explica. Ainda de acordo com Lina Rosa, ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, se consegue uma média de mil pessoas por sessão, um número muito acima do que se costuma ter nas salas de projeção das capitais.

 

Mais sobre o Cine Sesi - O Cine Sesi Cultural, que é um projeto com o patrocínio do SESI, já passou por mais de 600 cidades do interior de 12 estados do País - algumas dessas cidades mais de uma vez. Ao todo mais de quatro milhões e trezentas mil pessoas, gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida, tiveram a oportunidade de ter acesso às projeções que são sempre gratuitas. O projeto, que completa em 2014, 13 anos de estrada, está voltando a Alagoas, pela nona vez e percorrerá mais 20 cidades do interior. Em nove anos no Estado, o Cine Sesi já contemplou 126 municípios e um público de quase 700 mil pessoas.

 

 

A PROGRAMAÇÃO DE FILMES:

 

SEXTA-FEIRA (a partir das 18:30) – Áudio de abertura seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Serviços SESI PE, Curta da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Pimenta (SP), Longa-metragem CineHolliúdy (CE). Áudio de encerramento.

 

SÁBADO (a partir das 18:30) – Áudio de abertura seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Serviços SESI PE. Vídeo Dicas de Saúde. Curta-metragem A Menina Espantalho (DF). Longa-metragem A Busca (RJ); Áudio de encerramento.

 

DOMINGO (a partir das 18:30) – Áudio de abertura seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Serviços SESI PE. Curta da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Leonel Pé de Vento (RS). Longa-metragem E Era do Gelo 4 (Internacional). Áudio de encerramento.

 

Cronograma

31 de outubro a 2 de novembro

Igaci, Rua do Comércio (ao lado da Praça Matriz Nossa Senhora da Saúde)

 

7 a 9 de novembro

Quebrangulo, Praça Major Cícero de Goes Monteiro

 

14 a 16 de novembro

Cajueiro, Av. Industrial Cícero Toledo

 

21 a 23 de novembro

Campo Alegre, Avenida Guarani

 

28 a 30 de novembro

Roteiro, Praça Multieventos

 

 

CURTAS

Pimenta

Sinopse:

Interior da Bahia. Anos 60. Não fosse a garrafa de pimentas que seu pai ganhara de presente, seria uma tarde qualquer para Zeca. Era uma garrafa linda, mas muito perigosa. Ele tinha que se livrar dela.

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Eduardo Mattos

Produção Executiva: Victor A. Biagioni e Juliana Vicente

Direção de Fotografia: Taís Nardi

Montagem: Daniel Ribeiro

Empresa Produtora: Preta Portê Filmes

Elenco: Sandra Corveloni, Gustavo Mattos e Eduardo Melo.

 

A Menina Espantalho

Sinopse:

Conta a história de Luzia, uma menina que mora com seus pais e o irmão Pedro no campo. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia manifesta vontade de acompanhar o irmão. O pai autoritário não respeita do desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da sua plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia dá a volta por cima e aprende a ler no meio do arrozal.

Ficha Técnica:

Gênero: Ficção   Subgênero: Infantil Diretor: Cássio Pereira dos Santos  Elenco: Jane Silva, Otávio Santiago, Pâmela Silva, Vinícius Ferreira

Duração: 13 min    

Ano: 2008     

País: Brasil     

Local de Produção: DF  Cor: Colorido 

Classificação: Livre

 

Leonel Pé de Vento

Sinopse: 

Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças. 

Ficha Técnica:

Gênero: Animação   Subgênero: Infantil, Romance, Cinema Fantástico Diretor: Jair Giacomini   Duração: 15 min     

Ano: 2006     

País: Brasil     

Local de Produção: RS Cor: Colorido 

Classificação: Livre

 

LONGAS

Cine Holliúdy

Sinopse:

Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

Ficha Técnica:

Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Rainer Cadete, João Netto, Karla Karenina, Jorge Ritchie, Falcão, Rambú Coti, Ari Shelock, Haroldo Guimarães e Fernanda Callou.

Direção: Halder Gomes

Ano: 2012

Gênero: Drama/Comédia

Duração: 91 minutos

Distribuidora: Paris Filmes

Classificação: 12 anos

 

A Busca

Sinopse:

Um pai – o médico Theo Gadelha (Wagner Moura), 35 anos – é obrigado a jogar-se na estrada em busca de seu filho Pedro (Brás Antunes) que desaparece no fim de semana em que completaria 15 anos. O repentino e inexplicável sumiço do filho é a última carta a desabar no castelo de Theo. Seu casamento de 15 anos com Branca – médica como ele – acaba de ruir. Theo saiu em busca do filho, mas acaba encontrando seu pai, com quem não fala há vários anos. De cara para o pai, enxerga a si mesmo, redescobre o filho e se desarma com a mulher que nem por um momento deixou de amar.

Ficha Técnica:

Gênero: Drama/Aventura

Direção:  Luciano Moura

Roteiro: Helena Soates

Elenco:  Wagner Moura, Lima Duarte, Mariana Lima, Brás Antunes

Produção: Fernando Meirelles - O2 Filmes

Duração: 96 minutos

Ano:  2012

País:  Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora:  Downtown Filmes

Classificação: 12 anos

 

A Era do Gelo 4

Sinopse:

Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.

Ficha Técnica:

Gênero: Infantil / Animação

Direção:  Steve Martino, Mike Thurmeier

Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs, Mike Reiss

Duração: 94 minutos

Ano:  2012

País:  EUA

Cor: Colorido

Distribuidora:  Fox Filmes

Classificação: livre

Primeira Edição © 2011