Anac vai facilitar a liberação de eletrônicos durante todo o voo

30/10/2014 12:33

A- A+

O Globo

compartilhar:

A Agência Nacional de Aviação Civil vai facilitar o processo de solicitação para que sejam liberado aos passageiros o uso de equipamentos eletrônicos portáveis, como celulares e tablets, durante pousos, decolagens e o taxiamento da aeronave. Uma instrução normativa foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.
 
Segundo a Anac, as empresas aéreas devem cumprir os requisitos exigidos para assegurar que o uso dos equipamentos em todas as fases do voo não causa interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves. Segundo a assessoria, não existe um prazo para a liberação.
 
A nova regulamentação, de acordo com a Anac, vai auxiliar as companhias aéreas do país a realizar uma análise de sua frota, determinando se é segura a expansão do uso dos equipamentos eletrônicos a bordo em outras fases de voo, além da fase de cruzeiro. A agência informou que já recebeu algumas solicitações de empresas brasileiras para a liberação do uso de equipamentos eletrônicos.
 
Caso a liberação seja feita às empresas aéreas, o passageiro poderá usar celulares e tablets durante todo o voo em “modo avião. Poderão ter a permissão também do uso de celulares com modo de transmissão ativado, após o pouso, durante o táxi até o portão de desembarque.
 
A Gol informou que já solicitou a autorização da Anac. Segundo comunicado da empresa, desde 2013 companhia examina a interferência eletromagnética nos diferentes sistemas das aeronaves de sua frota, baseada em estudos divulgados pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), que aprovam o uso de dispositivos eletrônicos portáteis a bordo.
 

Primeira Edição © 2011