Feira livre de Porto Calvo recebe a campanha Outubro Rosa

Unidades Básicas de Saúde do município fazem atendimento da campanha

24/10/2014 11:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

 A histórica feira livre de Porto Calvo recebeu na manhã desta sexta-feira (24) uma blitz educativa da campanha nacional “Outubro Rosa”. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde promoveram uma série de ações no Centro da cidade com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.
 
As 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) estão engajadas na campanha. Os postos de saúde disponibilizam para as mulheres portocalvenses exames de citologia, auto-exame de mama, encaminhamento para mamografia, teste rápido de HIV e sífilis, e distribuição de preservativos. A campanha foi intensificada no dia 21 de outubro.
 
O coordenador da campanha, Augusto Pires, disse que as ações estão sendo positivas no município. “A campanha está muito positiva em Porto Calvo. Nosso objetivo vai ser alcançado. Estamos conscientizando as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero”, ressaltou.
 
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade devem procurar a UBS da área, depois será marcado o exame de prevenção do câncer de mama. O exame será feito gratuitamente na Santa Casa de Misericórdia de Maceió em convênio com a Prefeitura de Porto Calvo. A Praça Apolinário de Gusmão e o Memorial Calabar estão iluminados com a cor rosa em alusão a campanha nacional.
 
O Outubro Rosa se estende em Porto Calvo até o dia 31. A ação na feira livre contou com distribuição de panfletos e conscientização. O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura chega a 95%.

Primeira Edição © 2011