Fonoaudiólogos celebram Dia Internacional de Atenção à Gagueira

21/10/2014 05:51

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Nesta quarta-feira (22 de outubro), todos os países do mundo celebrarão o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. A data tem como principal objetivo apresentar à sociedade o que é e o que provoca a gagueira. Atrelado a isso, a campanha visa reforçar a ideia que de que a gagueira precisa ser entendida e respeitada por todos. O lema da campanha será "Gagueira Não Tem Graça. Tem Tratamento."

De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas). Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998, pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), além do IBF.

ENCONTRO BRASILEIRO DE GAGUEIRA

Este ano, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Abra Gagueira realizarão, no próximo dia 31 de outubro, o 7º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, no Recife/PE. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site da Abra Gagueira (www.abragagueira.org.br).

O VII Encontro vai discutir diversos assuntos referentes à gagueira sob um ponto de vista atualizado. O evento contará com palestras de profissionais, depoimentos de pessoas que gaguejam e discussões sobre os avanços científicos nas pesquisas sobre gagueira.

Idealizado há sete anos, o Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. Antes de ser realizado no Recife, o evento já percorreu os estados do Rio de Janeiro (duas vezes), Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O VII Encontro é uma realização da Abra Gagueira e da Católica, com patrocínio da Microsom, ID360 New Media, IDE Cursos, Central de Cursos de Saúde e apoio do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Instituto Brasileiro da Fluência.

Primeira Edição © 2011