Urgência e Emergência em Palmeira dos Índios funcionarão exclusivamente na UPA

20/10/2014 05:31

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios informa que, visando um melhor atendimento médico para a população palmeirense, a partir do dia 06 de Novembro de 2014 o município contará com apenas uma porta de entrada para Urgência e Emergência. Todos os serviços referentes à Urgência e Emergência serão atendidos exclusivamente na UPA de Palmeira dos Índios, localizada no bairro Vila Maria, próxima a UFAL. Os usuários do Sistema Único de Saúde (UPA) serão atendidos exclusivamente nessa unidade de saúde.

A mudança implica em melhorias do serviço de atendimento médico do município, como também o desafogamento do Hospital Regional, que atuará apenas às internações necessárias. O município de Palmeira dos Índios atende a 8ª Região de Saúde, a qual comporta os seguintes municípios, os quais utilizam os serviços de urgência e emergência: Minador do Negrão, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas. Tanque D’Arca. Belém, Maribondo, Igaci e Palmeira dos Índios, assim, todos os usuários pertencentes a esses municípios deverão se dirigir direto e exclusivamente à UPA do município de Palmeira dos Índios, quando se tratar de urgência e emergência.

O hospital continuará prestando os seus serviços normalmente, sendo que nos casos de urgência e emergência apenas a UPA fará o atendimento. A unidade está preparada para atender 300 pacientes por dia, com médicos diariamente para receber a população palmeirense e a circunvizinha em todos os procedimentos pertinentes a urgência e emergência.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Emergência é quando há uma situação crítica ou ocorrência de perigo e geralmente exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. São exemplos de emergência: parada cardiorespiratória, infarto agudo do miocárdio, arritmias, acidente vascular cerebral (derrame), afogamentos, choques elétricos, entre outros. Já a Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. São exemplos de urgência: fortes dores abdominais, dores de cabeça repentinas, febre que não melhora com remédios, vômitos repetidos, cortes ou ferimentos profundos, fraturas sem lesão de pele e outros quadros que necessitem de atendimento e apresentem características que impossibilitem o deslocamento do paciente.

Primeira Edição © 2011