Projeto Arte no Canteiro realiza apresentações em Marechal Deodoro

Trabalhadores da construção civil são conscientizados através do teatro

17/10/2014 05:43

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Buscando sensibilizar os trabalhadores da construção civil por meio de apresentações teatrais, o Projeto Arte no Canteiro encontrou uma forma inovadora, lúdica e descontraída para tratar de temas como a prevenção de acidentes de trabalho, o uso racional da água e da energia elétrica, a limpeza dos canteiros de obras e até mesmo o combate ao alcoolismo. Nesta sexta-feira (17/10), serão beneficiados os operários da obra Lagos do Francês, da Construtora Enegi Construções, cujo canteiro está localizado em Marechl Deodoro. As apresentações ocorrerão às 15h e 16h.

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) e já foi desenvolvido nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, contemplando mais de 100 mil trabalhadores. Desde o fim de setembro alcança os trabalhadores da construção civil alagoana, com a expectativa de atingir cerca de 20.000 trabalhadores. Para isso, serão encenadas 100 apresentações teatrais em canteiros de obras de empresas filiadas ao Sinduscon/AL e Ademi/AL.

Idealizado pela diretora cultural Lina Rosa Vieira, o Arte no Canteiro tem conseguido favorecer a educação e a conscientização dos trabalhadores dessa área para diversos assuntos relacionadas ao bom andamento das obras. “É preciso lembrar que a grande maioria dos trabalhadores estará assistindo a um espetáculo de teatro pela primeira vez. O caráter inaugural dessa conexão com a arte faz a vivência ser ainda mais marcante”, declarou Lina Rosa.

 

APRESENTAÇÃO TEATRAL

A peça acontece nos canteiros das obras, no início dos turnos, de segunda a sexta.  Os atores se apresentam em um palco composto por uma estrutura metálica em formato de andaimes, com cinco tablados. No centro dessa grande estrutura, há um guindaste de construção, que transportará os atores suspensos por cabos de aço, em performances marcantes circulando todo o espaço cênico. Para estimular a interação, os operários assistirão às apresentações sentados em escadas pequenas comuns ao dia a dia deles.

Com duração de 45 minutos, a apresentação faz do teatro de objetos o ponto forte para envolver o trabalhador. Assim, seus instrumentos de trabalho ganham vida e se tornam os personagens da história. As principais peças são o “Pedro Desempenadeira”, o “Balde Miro” e a “Pá Tricia”. Equipamentos de segurança também fazem parte da encenação, como as luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção e cintos de segurança. Para movimentar ainda mais o enredo, tem a participação das furadeiras, das britadeiras, das pás, dos caixotes, dos carrinhos e dos tonéis.

“Esta será uma ação que terá grandes resultados, pois, através da arte, irá divertir, sensibilizar, informar, educar e conscientizar os trabalhadores da indústria da construção civil no Estado”, destaca o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES:

 

SEXTA, 17/10 – LAGOS DO FRANCÊS – ENEGI CONST.

Marechal Deodoro – Praia do Francês – Maceió – No trevo da Praia do Francês entra à esquerda para Marechal Deodoro e a + ou - 2km a obra fica do lado esquerdo.

1ª apresentação: 15h00                      

2ª apresentação: 16h00

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011