Educação realiza encontro anual de coordenadores pedagógicos

Foco principal deste ano é a implementação do novo Referencial Curricular, documento lançado em agosto

16/10/2014 06:07

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Divulgação

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Duzentos coordenadores pedagógicos de Maceió e interior do Estado participaram do encontro anual para formação de coordenadores pedagógicos da rede estadual. O evento ocorreu no Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falção (Cenfor) e no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, ambos no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) e será encerrado no próximo dia 24, com a última etapa, totalizando o atendimento de 100% da rede estadual atendida.

Com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica destes profissionais no ambiente escolar, o encontro deste ano trouxe como foco principal a implementação do novo Referencial Curricular, documento lançado em agosto deste ano que traz novas orientações acerca do conteúdo curricular para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio e para a organização das práticas pedagógicas. Na ocasião, também foram discutidos temas como Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar das unidades.

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, fez questão de destacar a singularidade do momento e também do Referencial Curricular, “por ser único”, assim como da sua pluralidade, por se tratar de um processo de construção coletiva, participativa e amplamente socializada.

Precisamos tornar o Referencial um documento vivo na escola e os coordenadores pedagógicos serão protagonistas desta história, atuando como verdadeiros gestores”, destacou.

Afirmando ser um momento esperado por todos que compõem a Rede, a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Passos, aponta os coordenadores pedagógicos como atores estratégicos da implementação do documento, devido ao seu papel na gestão da escola, destacando ainda que o Referencial já é esperado por outros Estados, como Minas Gerais, servindo de base para outros modelos locais.

Esse momento é esperado por todos nós. E precisamos dos coordenadores para atuar como regentes desta orquestra, desempenhando um papel importantíssimo na gestão da escola”, declarou.

Coordenadores Pedagógicos em atuação - Cotados para contribuírem na coordenação dos estudos do Referencial, dos Planos Políticos Pedagógicos (PPPs) e regimentos nas respectivas escolas, os coordenadores destacaram a importância do documento e da sua atuação para a implementação dele em sala de aula. É o que afirma Marcy Candido Moraes Cavalcante, da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Rio Largo.

O currículo é uma referência importantíssima para o processo de abordagem de conteúdos e aprendizagem na escola e esperamos, com este documento, um ensino com mais objetividade e qualidade”, disse.

Já a chefe do Núcleo de Rede da 12ª CRE, Betânia Leite, disse que o Referencial Curricular foi construído com a participação de quem vive o dia a dia da escola e retrata a realidade.

Melhorias para o Ideb - De acordo com as coordenadoras pedagógicas de duas escolas destaque no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ambas pertencentes a 5ª CRE, de Arapiraca, o Referencial vai otimizar as práticas já adotadas por estas unidades. É o que explica Kalline Ferreira, coordenadora da Escola Professor Pedro de França Reis, que obteve a média de 4,5 no resultado do último IDEB.

Acredito no trabalho continuado e coletivo e este Referencial só vem a acrescentar. Contamos com o compromisso dos nossos professores em incentivar nossas crianças, desde a base, com projetos de leitura e escrita”, ressalta.

O compromisso com o desenvolvimento dos alunos também é compartilhado pelos profissionais da Escola Estadual Álvaro Paes, de Coité do Noia, segundo a coordenadora pedagógica, Eunice Rocha. “Temos uma equipe unida e que está sempre buscando o melhor para os nossos alunos. Realizamos projetos de leitura, vídeos, pesquisas e simulados. No Ideb, já alcançamos uma meta que era prevista para 2016”, comemora.

Novas Etapas - A Formação de Coordenadores Pedagógicos (Coped) será realizado em três etapas, contemplando 100% dos coordenadores pedagógicos da rede pública estadual. Nesta primeira, participaram profissionais das seguintes coordenadorias: 1ª, 14ª e 15ª – todas da capital; além da 5ª – Arapiraca e municípios vizinhos; 10ª – Porto Calvo e municípios vizinhos e 12ª – Rio Largo e municípios vizinhos. As próximas etapas acontecerão na próxima semana, de 21 a 24, também no Cenfor, atendendo às demais coordenadorias.

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