Prefeituras de Alagoas param atividades hoje e na próxima segunda-feira (20)

A paralisação se dá por conta da diminuição no Fundo de Participação dos Municípios; Gestores ameaçam excluir cargos e cortar despesas

15/10/2014 06:55

A- A+

AMA

compartilhar:

Com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM – defasados , o crescimento nas despesas está tornando cada dia mais difícil a situação financeira, impedindo que os prefeitos possam honrar, em dia, os compromissos com fornecedores e funcionários. A previsão do repasse anunciada para outubro é quase 8% a menos que o mês de setembro que já teve uma redução de 13% com relação a agosto.

Os recursos que os municípios recebem atualmente , e que estão disponíveis para conhecimento de todos, com transparência, são insuficientes diante da grande carga de responsabilidades que os prefeitos têm. É uma conta que não fecha.

Esse alerta não é novo. Entidades municipalistas, entre elas a AMA, coordenadas pela CNM, a confederação nacional, vêm denunciando o que está acontecendo e fazendo mobilizações nacionais . Os municípios têm grandes responsabilidades , estão sendo sacrificados e está na hora desse desequilíbrio, que assombra o ente mais fraco do pacto federativo ter um fim.

Diante da gravidade da situação e para mostrar a sociedade o que realmente está acontecendo, as prefeituras irão parar nesta segunda-feira (20). Apenas os serviços essenciais irão funcionar.

A parada é uma forma de alertar a população o que está acontecendo nas cidades, que enfrentam a pior crise financeira dos últimos anos. Os prefeitos não estão conseguindo honrar em dia os pagamentos dos fornecedores, estão cortando investimentos e pagando a folha a duras penas. Alguns prefeitos já haviam deliberado por uma paralisação nesta quarta-feira (15) e vão manter. Na segunda, voltam a aderir ao movimento de todos.

Em assembléia ,os prefeitos irão elaborar um documento geral com medidas de contenção a serem adotadas por todos, entre elas corte de despesas correntes, cargos comissionados, entre outras.

A população precisa ser parceira , conhecer a atual realidade e ajudar a pressionar o Congresso Nacional, os parlamentares federais, para que as medidas de socorro financeiro possam ser aprovadas.  A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – que acompanha o movimento dos prefeitos, afirma que o momento é de união e que esta é uma luta suprapartidária, não eleitoral, mas municipalista.

O município é de todos! Venha para essa corrente e não deixe sua cidade morrer.

Primeira Edição © 2011