Outubro Rosa conscientiza mulheres em Porto Calvo

Secretaria Municipal de Saúde promove ações voltadas ao público feminino

10/10/2014 07:01

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Prefeitura de Porto Calvo aderiu à campanha nacional “Outubro Rosa”. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma série de ações voltadas para o público feminino. O ato tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Entre as ações que a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer em relação ao “Outubro Rosa” está a iluminação de prédios públicos com a cor rosa. Vão ficar iluminados de rosa a Prefeitura de Porto Calvo, Praça Apolinário de Gusmão, Memorial Calabar e Centro Administrativo. A cor rosa representa a luta contra o câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde, Paulo de Jesus, ressaltou que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área, depois será marcado o exame de prevenção do câncer de mama. O exame será feito gratuitamente na Santa Casa de Misericórdia de Maceió em convênio com a Prefeitura de Porto Calvo.

A campanha será intensificada no município do Litoral Norte a partir de 15 de outubro e segue até o dia 31. O “Outubro Rosa” em Porto Calvo também conta com exames gratuitos de citologia, auto-exame de mama, palestra educativas sobre prevenção e outras ações.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a casa ano. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura chega a 95%. A Secretaria Municipal de Saúde também vai fazer uma campanha de conscientização em todo o município.

Primeira Edição © 2011