Nããão: saga ‘Crepúsculo’ retornará em curtas no Facebook

Estúdio Lionsgate fechou contrato com Stephenie Meyer, criadora da série, para um concurso de pequenos filmes que premiará cinco mulheres cineastas

01/10/2014 08:17

A- A+

Veja

compartilhar:

Quem achou que ficaria livre de Crepúsculo, a saga vampiresca inspirada nos livros da mórmom Stephenie Meyer, sonhou acordado. Bella, Edward e outros personagens chatinhos da franquia estarão de volta em 2015, em uma série de curtas-metragens que serão disponibilizados no Facebook, como parte de um concurso promovido pelo estúdio Lionsgate em parceria com Stephenie e a rede social.

A competição, intitulada “The Storytellers — New Creative Voices of The Twilight Saga” (algo como ‘As Contadoras de História – Novas Vozes Criativas da Saga Crepúsculo’) escolherá pelo menos cinco mulheres cineastas, que terão apoio para realizar seus projetos. Elas serão selecionadas e orientadas por, entre outros, as atrizes Kristen Stewart (a Bella dos filmes), Kate Winslet (Divergente), Octavia Spencer (Insurgente), a roteirista da animação Frozen, Jennifer Lee, e a diretora Catherine Hardwicke, responsável pelo primeiro episódio de Crepúsculo. Ainda não foi anunciado se o elenco original participará dos curtas e se, eventualmente, o projeto pode chegar aos cinemas.

A grande vencedora entre as pelo menos cinco escolhidas será apontada pelo público e receberá um valor ainda não definido em dinheiro, além de oportunidades para avançar na carreira. Os fãs poderão acompanhar o desenvolvimento e a produção dos filmes, pelo Facebook e pelo site Tongal, uma plataforma de crowdsourcing – contribuição e compartilhamento.

A ação faz parte da estratégia de expansão do Facebook para o segmento de vídeos na internet, que é dominado pelo YouTube, do Google. Em 2011, a rede social tentou, sem sucesso, alugar filmes da Warner Bros., um primeiro passo de um plano que nunca foi abandonado pela empresa de Mark Zuckerberg. No ano passado, o Facebook começou a testar o uso de vídeos com anúncios de Divergente, outra saga juvenil de sucesso.

No Twitter, pelo menos, a nova iniciativa já teve bom resultado. A notícia do “retorno” de Crepúsculo está nos trend topics – a lista dos assuntos mais comentados na rede de microblogs – na manhã desta quarta-feira.

Apesar da péssima qualidade da história, do elenco e dos filmes, a franquia Crepúsculo foi um fenômeno no cinema, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares pelo mundo com seus quatro episódios.

Primeira Edição © 2011