TRE/AL concluir a preparação das urnas eletrônicas

29/09/2014 14:19

A- A+

TRE/AL

compartilhar:

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) foi o primeiro regional do país a concluir a preparação das urnas eletrônicas para todas as zonas eleitorais do estado. As últimas urnas foram preparadas na quinta-feira (25) e entregues no domingo (28).
 
Segundo Carlos Henrique Tavares Mero, secretário de Tecnologia da Informação (STI), a agilidade se deu devido a preparação das urnas eletrônicas ter sido efetuada de forma centralizada, o que garantiu que o cronograma fosse cumprido. "Assim que os programas foram lacrados pelo TSE começamos os procedimentos. Com uma equipe bem preparada, e de forma controlada e estruturada, conseguimos preparar, em média, 600 urnas por dia", informou Henrique.
 
O secretário esclareceu também que antes da preparação das urnas, foram conduzidos diversos procedimentos, entre eles os ciclos de manutenção periódicos, que testaram todas as urnas por diversas vezes, deixando-as em funcionamento por, em média, duas horas, o que propiciou aos técnicos verificar o pleno funcionamento e corrigir problemas de forma pontual. Foram detectadas apenas 2% urnas eletrônicas com problemas, abaixo do índice de 5% anteriormente encontrado.
 
A presença de uma equipe de técnicos do fabricante permanente na capital, também agiliza o processo de reparos, o que seria mais demorado se a preparação fosse descentralizada, como aconteceu nas eleições anteriores.
 
O procedimento de preparação e posterior transporte foi feito no galpão de armazenamento de urnas do Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro (Avenida Fernandes Lima, nº 3.487, Farol) por uma equipe composta por 33 técnicos da STI, 55 servidores dos cartórios eleitorais, 47 técnicos de eleição. A equipe responsável pelo transporte era coordenada por dois servidores da Sede e dispunha de 8 carregadores e 4 motoristas (mais pessoal de apoio).
 
Os quatro caminhões foram acompanhados por quatro equipes da Polícia Federal e a Polícia Militar também manteve uma guarnição no Fórum Eleitoral. As urnas eletrônicas foram recebidas pelos chefes de cartório das 55 zonas eleitorais, sendo que as forças de segurança locais já estavam de prontidão para a guarda dos locais de armazenamento até a distribuição para os locais de votação na véspera das Eleições de 2014, onde permanecerão sob vigilância.
 
Um total de 7900 urnas foram preparadas, separadas e transportadas, sendo que 1789 são urnas de contingência. As urnas eletrônicas que serão utilizadas em Alagoas dispõem de leitor de identificação biométrica, que reconhece as impressões digitais dos eleitores.

Primeira Edição © 2011