Mafalda comemora 50 anos e continua atual

Mafalda, nasceu dia 29 de setembro de 1964, em Buenos Aires, pelas mãos do cartunista Quino

29/09/2014 06:59

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Ela é baixinha, tem os cabelos curtos e pretos e sempre tem uma crítica na ponta da língua quando o assunto é violência ou guerra. Rejeita a destruição do meio ambiente, a falta de sensibilidade dos governantes e a injustiça social. Isso tudo com apenas 6 anos!

Mafalda, nasceu dia 29 de setembro de 1964, em Buenos Aires, pelas mãos do cartunista Quino. Completando 50 anos hoje (29), a personagem continua viva e atual em todo o mundo. Suas tirinhas foram traduzidas em vinte línguas e, apesar de terem durado menos de uma década (Quino decidiu parar de desenhá-la em 1973), colecina velhos e novos fãs.

Para comemorar a data, serão inauguradas, em San Telmo, as estátuas de dois amiguinhos da personagem: Susanita e Manolito. A própria Mafalda já tem seu monumento no local. Ao longo de todo o ano, a garotinha e seu criador, Quino, foram homenageados na Espanha, na França e em países da América Latina. Em entrevista em abril passado, na inauguração da Feira do Livro em Buenos Aires, Quino revelou que se surpreende com o sucesso de seu personagem até hoje: “Fico surpreso quando vejo como temas que abordei há 50 anos permanecem atuais. Até parece que desenhei a tira hoje. Deve ser porque o mundo continua cometendo os mesmos erros”.

Frases como “Parem o mundo, que eu quero descer” e “o que há de errado com a família humana que todos querem ser o pai?” definem a perspicácia da cinquentenária Mafalda.

Primeira Edição © 2011