Desempenho para o Enem é avaliado em Alagoas

Alunos da rede pública estadual participaram de um aulão

29/09/2014 12:19

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Vinte e sete mil estudantes da rede pública estadual participaram na sexta-feira (26) de um aulão com questões corrigidas e comentadas  de simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação faz parte do Pré-Enem, curso preparatório para o exame ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Durante os três horários, assistiram à correção de 60 questões das quatro áreas de conhecimento do Enem e puderam observar seus erros e acertos no simulado aplicado no mês de agosto.

"Este é um momento muito oportuno, pois o estudante fará um diagnóstico do seu desempenho e verá em quais áreas deverá intensificar os seus estudos. No mês de outubro, teremos ainda mais dois simulados, sendo que o último terá o mesmo número de questões e o tempo estipulado no Enem para que o aluno saiba que situação enfrentará no dia da prova", conta a coordenadora-geral do Pré-Enem pela SEE, Tânia Almeida.

O segundo simulado para o Enem com os alunos da rede estadual será aplicado já na próxima semana, no período de 29 de setembro a 4 de outubro. Composto por 65 questões, ele será realizado via internet na plataforma www.preenemalagoas.com.br,  que dever ser acessada por meio do login e  senha do aluno. 

Após responder todas as questões, o aluno deverá clicar no botão salvar para finalizar o simulado. Os alunos podem responder às questões na ordem desejada desde que não finalizem o simulado. Cada questão só terá uma resposta.

Premiação

Na próxima semana, a SEE e a Escola Satélite também premiarão estudante da rede que respondeu ao maior número de exercícios oferecidos pela plataforma do Pré-Enem.

"Nesta plataforma, o aluno tem acesso a conteúdo complementar ao que ele assiste em nossas transmissões semanais e que ajudarão a intensificar o seu preparo para a prova. Vamos premiar uma aluna que respondeu a 85% dos exercícios da plataforma com um notebook, uma forma de reconhecer o esforço desta estudante como também estimular que outros sigam seu exemplo", adianta a  coordenadora do Pré-Enem na Escola Satélite, Fernanda Lopardi.

O Pré-Enem 

Uma parceria entre a SEE e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação), o Pré-Enem consiste na transmissão de aulas via satélite que abordam conteúdo e metodologia cobrados no exame. Transmitidas diretamente de estúdios no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, as atividades prosseguem até o mês de novembro sempre nos dias segunda-feira, quarta-feira e sábado, totalizando 360 horas de conteúdo.

Durante as aulas, os alunos podem formular perguntas, encaminhadas ao instrutor virtual, como se estivessem em sala de bate-papo, passando e recebendo mensagens pela internet, dentro de uma plataforma da web.

Alagoas é o primeiro estado a utilizar o curso no âmbito da rede pública: até então, o Pré-Enem, criado em 2011, havia apenas sido aplicado nas melhores escolas particulares das regiões Sudeste e Sul.

Primeira Edição © 2011