Biu promete construir mais hospitais

29/09/2014 05:31

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

Nesta reta final da campanha sucessória estadual, o Primeira Edição publica um resumo das propostas dos principais candidatos a governador – Renan Filho, do PMDB, Benedito de Lira, do PP, e Júlio Cezar, do PSDB. Eles expõem os meios e as fórmulas que pretendem adotar para enfrentar os grandes desafios do Estado nas áreas consideradas mais críticas e cujas soluções dependem do desempenho do governo estadual: educação, saúde e segurança. O leitor (e eleitor) deve avaliar os planos de cada e decidir, no próximo domingo, qual deles tem mais condições de cumprir o que está assumindo durante a caminhada rumo ao governo.

EDUCAÇÃO

Educação será prioridade do meu governo porque eu tenho uma história muito ligada à Educação. Vim de origem humilde em Junqueiro e passei por muitas dificuldades para poder realizar meu sonho de estudar e me tornar advogado. Foi a educação que mudou minha vida. Por isso, vou priorizar as escolas em tempo integral. No horário depois da aula, vamos inserir música, cultura, esporte e lazer na vida de crianças e jovens alagoanos. Vou também investir em educação técnica para a juventude se profissionalizar e atender a demanda por mão-de-obra qualificada, pois vamos trazer para Alagoas novas indústrias, incentivar o turismo, desenvolver a agricultura, entre outros setores. Faremos um mutirão para baixar o índice de analfabetismo e trabalhar na alfabetização digital, valorizando sempre professores e demais servidores da Educação. 

SAÚDE

Nossa meta é ser referência em saúde no país. Vou acompanhar pessoalmente os programas e ações, pois se trata da defesa da vida. Vamos descentralizar, para que o atendimento de base seja feito nos bairros e nos municípios. Teremos centros regionais de média complexidade, para que só os casos mais graves, que necessitem de atendimento de alta complexidade, cheguem a Maceió e Arapiraca, por exemplo. Daremos atenção preventiva a crianças, adolescentes, idosos, mulheres, homens, gestantes e pessoas com deficiências. Junto com os prefeitos, vamos tirar as UPAS do papel. Ampliaremos os leitos, construindo novos hospitais, como o Hospital do Tabuleiro e o Hospital da Mulher, e reformando os já existentes. Tudo isso será acompanhado de diálogo e uma política de valorização salarial para os profissionais da saúde.

INFRAESTRUTURA

Não podemos perder trabalhos positivos como os que foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura. Vamos concluir obras, programas, projetos e ações importantes que estão em desenvolvimento, com destaque para o Canal do Sertão, que precisa chegar até Arapiraca. Mas é preciso também mudar e acelerar o que está devagar ou não está dando certo. Vamos, por exemplo, trabalhar para federalizar e duplicar a rodovia AL-101 Norte entre Maceió e Maragogi; duplicar a AL-101 Sul de Maceió até a Barra e entre Piaçabuçu e Penedo, pelo São Francisco; ampliar a rede de abastecimento de água e saneamento; além de fortalecer os programas de habitação popular e outras ações de infraestrutura.

SEGURANÇA

Para começar, vamos inverter a ordem que existe hoje nas ruas: o cidadão vai recuperar confiança e o bandido será isolado. Vamos fortalecer a inteligência policial e integrar todos os órgãos de segurança, Polícia Civil, Militar, guardas municipais, sistema penitenciário e Corpo de Bombeiros, sempre juntos com o governo federal e os municípios. Temos que combater o crime organizado de forma permanente, fortalecendo instituições como o Conseg, o Gecoc, a 17ª Vara e outras iniciativas. Mas, claro, não basta investir só na repressão, por isso no meu governo educação será prioridade. E vamos ter um cuidado especial com os jovens, recuperando-os, para que não se transformem em ameaça permanente à sociedade.

Primeira Edição © 2011