Alagoas ganha primeira fábrica de beneficiamento de frutas

Fábrica será inaugurada em Santana do Mundaú.

25/09/2014 04:55

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Integrantes da Associação dos Produtores Agroecológicos do Vale do Mundaú (Ecoduvale) comemoram a realização de um sonho: a inauguração da fábrica de beneficiamento de frutas. O empreendimento será inaugurado na próxima quinta-feira (25), às 8h, na comunidade Amora, localizada no município de Santana do Mundaú.
 
Desde 2003, quando nasceu a associação, o pequeno grupo trabalha para produzir frutas e melhorar a renda de suas famílias. Em 2005, já com sede própria, a entidade formalizou a sua existência e, a partir de então, começou a crescer e adquirir parcerias e apoios de diversas instituições.
 
 “O sentimento é de felicidade. A inauguração dessa fábrica é a concretização de um esforço coletivo, e o Sebrae foi o nosso primeiro parceiro nesse processo”, afirmou com empolgação Inácio Francino da Silva, produtor e presidente da Ecoduvale.
 
De acordo com Inácio, o novo negócio começou a ser construído há dois anos com recursos dos próprios produtores. “A fábrica foi erguida junto à sede da associação. Construímos a fábrica com nosso dinheiro, mas no último ano fomos contemplados, por meio de um edital da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, com uma verba no valor de R$ 60 mil, que utilizamos para a compra do maquinário necessário para a unidade”, contou o presidente da Ecoduvale.
 
Laranja, caju, jaca e banana serão algumas das frutas usadas para a desidratação e produção de doces secos. “A expectativa é produzir, em média, uma tonelada por mês, ou até mais. Os pacotes de frutas desidratadas que são comercializadas hoje vêm de outros estados, pois, em Alagoas, ainda não existe esse trabalho que vamos oferecer”, completou Inácio Francino, esclarecendo que o fato de serem produzidas no estado poderá baratear o preço final para o consumidor.
 
São esperados para a solenidade de abertura o governador do estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, representantes de entidades ligadas ao segmento de fruticultura, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sebrae em Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), entre outros parceiros.
 
APL Fruticultura
 
O Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú atende a cerca de 150 produtores de frutas. Desde 2008, a região do Vale do Mundaú participa do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae, com o apoio de parceiros.
 
Cristina Loureiro, analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae em Alagoas, explica que, anteriormente, o APL era chamado de ‘Laranja no Vale do Mundaú’, mas em 2013 o nome foi substituído, tendo em vista que, além de laranja, o projeto acolhe produtores de banana daquela região.  
 
“O APL abrange seis municípios: Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares e Murici, esse último integrado recentemente ao projeto”, disse a analista.
 
Ela contou, ainda, que produtores da Ecoduvale participaram de um curso, esta semana, para aprender as técnicas específicas da desidratação de frutas, que vão desde a sua seleção até o corte. “O objetivo do curso foi capacitar os produtores para a melhoria nas boas práticas de beneficiamento”, destacou Cristina Loureiro.
 
A capacitação foi ministrada pelo empresário Leonardo Chiappetta, proprietário da Empório Chiappetta, um famoso box de secos e molhados que fica no grande Mercado Municipal de São Paulo. O empresário é referência no que se refere a frutas desidratadas no Brasil, e essa é a segunda vez que vem a Alagoas para aplicar cursos.

Primeira Edição © 2011