Santa Casa celebra Dia do Portador do Marcapasso nesta terça (23)

23/09/2014 05:17

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Santa Casa de Maceió participa nesta terça-feira (23) da programação nacional alusiva ao Dia do Portador de Marcapasso. O marcapasso é um dispositivo eletrônico implantável, utilizado na correção de batimentos cardíacos principalmente em casos de arritmias.

Em Alagoas, o cardiologista Alfredo Marinho Rosa articulou uma série de ações em hospitais e clínicas especializadas. Na Santa Casa de Maceió, por exemplo, a TV institucional incluiu em sua grade um vídeo com informações sobre o uso do marcapasso. Cartilhas serão distribuídas durante todo o dia em pontos estratégicos do hospital.

Conforme destacou o cardiologista Carlos Alberto Ramos Macias, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - seccional Alagoas (SBC/AL), a iniciativa tem alcance nacional e visa conscientizar a população brasileira, além dos milhares de portadores do marcapasso, quanto ao uso, causas e efeitos do equipamento no cotidiano do paciente e da sociedade.

A data – 23 de setembro - foi escolhida em homenagem ao médico Décio Kormann, pioneiro da estimulação cardíaca no Brasil. Segundo o Registro Brasileiro de Marcapassos, Ressincronizadores Cardíacos e Desfibriladores (RBM), nos últimos 10 anos, foram feitos mais de 260 mil procedimentos para implantes destes aparelhos no país.

Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 190 marcapassos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marcapassos por milhão de habitantes.

Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 767 marcapassos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.

Primeira Edição © 2011