FMAC auxilia grupos em projetos para Prêmio Cultura Hip Hop

22/09/2014 09:03

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) oferece apoio aos grupos ligados ao movimento Hip Hop de Maceió interessados em concorrer no edital Prêmio Cultura Hip Hop 2014. Manuais de orientação produzidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC), instituição realizadora do concurso, estão sendo distribuídos na sede da Fundação, que fica na Avenida da Paz, 900, Jaraguá, no horário das 8h às 14h.

Com foco no atendimento a esses grupos culturais, a FMAC já realizou oficina para elucidação dos textos do edital. Na oportunidade, cerca de 30 pessoas, entre artistas e lideranças, tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com o diretor do Centro de Música da Funarte, Paulo Cesar Soares, e com o representante da Funarte no Nordeste, Naldinho Freire.

A Diretoria de Políticas Culturais da FMAC também participou da capacitação e avaliou positivamente o debate. Para o gerente do setor, Amaurício de Jesus, os participantes interagiram de forma muito positiva com os ministrantes da oficina o que demonstra o interesse e o amadurecimento da comunidade para participação nas concorrências públicas.

O gerente de Políticas Culturais da FMAC garantiu ainda que o atendimento aos interessados continuará enquanto estiver aberto o prazo de inscrições dos projetos. Segundo ele, a Funarte forneceu cópias dos editais e do manual de orientação com dicas para o preenchimento do edital. “Todo este material está disponível na sede da FMAC aos que se interessarem”, diz.

A Fundação oferece ainda, aos proponentes, auxílio para esclarecimento de dúvidas e colaboração na formatação dos projetos. “Nossa equipe está disponível para colaborar com os grupos interessados no que for possível. Queremos a comunidade Hip Hop de Maceió conquistando o maior número de prêmios possível”, explica Amaurício de Jesus.

O edital Prêmio Cultura Hip Hop 2014 segue com inscrições abertas até o dia 9 de outubro.

Saiba mais

O Prêmio Cultura Hip Hop é uma iniciativa da Funarte, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O concurso premiará iniciativas de fortalecimento das expressões culturais do Movimento Hip Hop, contribuindo para sua continuidade e fomento de artistas, grupos e comunidades praticantes dos diferentes elementos do gênero no Brasil.

Serão premiadas 170 iniciativas culturais, sendo 20 prêmios no valor bruto de R$ 20 mil cada, exclusivamente para instituições privadas sem fins lucrativos com reconhecida atuação há três anos ou mais no segmento Hip Hop; e 150 prêmios no valor bruto de R$ 14,3 mil cada, para pessoas físicas e grupos ou coletivos sem constituição jurídica.

No edital são consideradas iniciativas culturais trabalhos que valorizem as expressões culturais do Movimento Hip Hop no Brasil, que desenvolvam ações socioculturais e socioeducativas, ou que criem oportunidades de trabalho ou que incidam sobre a geração de renda para os envolvidos. Podem ser também atividades que contribuam para a difusão do Hip Hop ou iniciativas que promovam o intercâmbio com outras formas artísticas afins.

 

Clique aqui e consulte o edital no site da Funarte.

Primeira Edição © 2011